Disciplinas e níveis escolares em Libras: uma proposta didática para aprendizagem na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

10-03-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FONSECA, Maycon Expedito da Silva. Disciplinas e níveis escolares em Libras: uma proposta didática para aprendizagem na escola. Orientadora: Gláucia Caroline Silva de Oliveira. 2025. 15 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7921. Acesso em: .
O presente relato de experiência apresenta uma sequencia didática desenvolvida para o ensino de Libras como L2 em uma escola pública em Bragança, Pará, sendo este trabalho um recorte das atividades desenvolvidas durante a disciplina Libras II do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. O objetivo desta proposta didática e trabalhar a aquisição de sinais do contexto escolar, neste caso disciplina e níveis de escolaridade em Libras a partir de contextos interacionais. Considerando tais aspectos os universitários elaboraram uma sequencia didática que continha um jogo da memória em Libras para promover a aprendizagem desse conteúdo com26 alunos do ensino fundamental. Os resultados mostraram uma evolução no desempenho dos alunos ao longo da atividade, indicando a eficácia da estratégia didática desenvolvida e aplicada. Conclui-se que a aplicação da sequência didática se mostrou eficiente na promoção da aprendizagem ampliando as oportunidades também de desenvolvimento do fazer docente e da adoção de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas na busca de fomentar um espaço escolar mais acessível e inclusivo para surdos.

CNPq

Fonte

Fonte URI

https://www.editoracientifica.com.br/books/chapter/disciplinas-e-niveis-escolares-em-libras-uma-proposta-didatica-para-aprendizagem-na-escola