Jogo Desafio Científico das Lendas Amazônicos para o ensino interdisciplinar de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

19-02-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PEREIRA, Kézia Cristina Rendeiro. Jogo Desafio Científico das Lendas Amazônicas para o ensino interdisciplinar de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2025. 25 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7762. Acesso em:.
A Química ainda é uma das componentes curriculares mais temidas pelos estudantes do Ensino Médio, devido ao seu elevado nível de abstração e muitas vezes, pela prática de um modelo meramente expositivo de ensino. Nesta direção, este trabalho visa apresentar um Produto Educacional autoral intitulado “Desafio Científico das Lendas Amazônicas”. Ele é um jogo de tabuleiro octógono com perguntas e respostas pautadas na BNCC que contextualiza os conteúdos curriculares do Ensino Médio da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. É uma importante ferramenta pedagógica, pois integra saberes culturais de contação oral de histórias, mitos e lendas e conhecimentos científicos, utilizando as lendas amazônicas, como ponto de partida para explorar conceitos de forma contextualizada e lúdica. Foram selecionadas as seguintes narrativas para compor o jogo: Matinta Pereira, Curupira, Iara, Boto Cor-de-Rosa, Mandioca, Saci-Pererê, Corpo Seco e Vitória-Régia para a contextualização conceitual. De modo informal, isto é, sem

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI