Ensino de leitura e escrita de Português para surdos: abordagem comunicativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

21-03-2020

Orientador(es)

CRUZ, Eder Barbosa Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PINHO, Maria do Socorro Sousa de. Ensino de leitura e escrita de Português para surdos: abordagem comunicativa. Orientador: Eder de Barbosa Cruz. Belém. 2020. [27] f. TCC - Artigo (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7648. Acesso em: .
Os entraves para o ensino de português para alunos surdos ainda persistem, visto que as práticas pedagógicas são ineficientes, pois ainda se utiliza o uso de vocábulos, frases soltas e descontextualizadas e unido disso o uso da língua portuguesa como se fosse a sua a primeira língua. Dessa forma, os alunos surdos continuam encontrando dificuldades em aprender a leitura e a escrita. A partir disso, o principal objetivo dessa pesquisa é analisar o ensino de leitura para surdos por meio de uma abordagem comunicativa. Pois a referida pesquisa se justifica ao constatar o aprendizado da língua a partir da abordagem comunicativa. Desse modo, se faz necessário observar o processo didático-metodológico da abordagem comunicativa do ensino de português para surdos e identificar as estratégias utilizadas no desenvolvimento da compreensão escrita para surdos a partir da abordagem comunicativa. Para fundamentar este trabalho, foram considerados os estudos investigativos de Soares (1998), Solé (1998), Hyme (1998), Almeida Filho (2011), Karnopp (2015), Deltta (2016), entre outros autores. Essa pesquisa se caracteriza como estudo de caso e foi realizada em uma escola especializada em Belém- PA. Os resultados foram alcançados, pois o uso do método comunicativo junto do projeto pedagógico foi fundamental para o aprendizado dos alunos surdos, tanto na leitura quanto na escrita, pois conseguiram obter a competência.

Fonte

Enviado por email: bibletras@ufpa.br

Fonte URI