O analfabetismo: e as implicações na vida social do sujeito

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Data

13-11-2024

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FEITOSA, Wanderley de Leão. O analfabetismo: e as implicações na vida social do sujeito. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2024. 25 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7577. Acesso em:.
O presente artigo tem como objetivo compreender, as implicações do analfabetismo na vida social do sujeito, a partir de pesquisa bibliográfica, revisando a literatura existente sobre o tema para fornecer uma compreensão aprofundada sobre o tema. Para responder quais as implicações do analfabetismo na vida social do sujeito e como esse fenômeno pode ser compreendido a partir do referencial teórico embasado nos estudos de Braggio (1992), que analisa a concepção de métodos predominante na alfabetização tradicional; Fontana (1997), a autora trata sobre a “psicologia da educação” e Brandão (1981/2017), que destaca o método Paulo Freire, enfatizando a educação como um processo de libertação e empoderamento dos sujeitos. A abordagem freireana, com sua ênfase no diálogo, na conscientização e no significado das palavras, será central para compreender como a educação pode transformar a realidade dos sujeitos analfabetos, permitindo sua integração plena na vida social. Os resultados apontam, que a escolha do método de alfabetização impacta diretamente a vida social dos indivíduos, moldando sua habilidade de acessar direitos, exercer a cidadania e se engajar de forma ativa na sociedade, a alfabetização vai além de um direito fundamental; ela é uma ferramenta crucial para diminuir desigualdades e fortalecer uma democracia plena e inclusiva.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

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