EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: um estudo de caso sobre o currículo e práticas educativas na E.M.E.F. Remanescentes de Quilombo São José da Povoação

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08-01-2021

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FREITAS, Fernanda de Nazaré Pereira de. Educação escolar quilombola : um estudo de caso sobre o currículo e práticas educativas na E.M.E.F. Remanescentes de Quilombo São José da Povoação. Orientadora: Sônia Maria Pereira do Amaral 2021. 54 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7539 . Acesso em:.
Sabe-se que o povo negro no Brasil teve uma contribuição de extrema relevância para o desenvolvimento do país, e, portanto, deve ter os seus méritos reconhecidos. A educação tem um papel fundamental para divulgar as culturas que estão sendo esquecidas ao longo da história do país, inclusive das comunidades remanescentes de quilombo. Diante desse contexto de conhecimento de quem são e como vivem os remanescentes de quilombo, projetou-se o olhar investigativo à escola Remanescente de Quilombo São José da Povoação, que está situada na localidade na qual existem descendentes de escravos. O objetivo deste trabalho foi conhecer como se produz e se trabalha o currículo da escola e como as práticas educativas são aplicadas em prol da valorização das identidades do povo Quilombola ali residentes. Os principais documentos estudados foram as Leis de Diretrizes Curriculares para educação escolar quilombola, Guia de políticas públicas para comunidades quilombolas, (Projeto Político Pedagógico (PPP) da Esola municipal de Ensino Fundamental Remanescentes de Quilombo São José da Povoação), bem como a Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Antes de entrar buscamos trilhar uma trajetória em torno da escola e exploramos vários elementos importantes que compõem a conjuntura da comunidade, assim abordamos a religiosidade e as mulheres como um elemento de luta e de resistência. Posteriormente adentramos na escola e suas especificidades. Para isso chamamos para o debate vários estudiosos que contribuiram para enriquecer e aprofundar com suas teorias, as problemáticas aqui abordadas; (MUNANGA, 2005) que aborda temas como o racismo, identidade, diversidade, etinicidade e cidadania; (ARROYO, 2012), que defende uma educação integral e valorização da cultura, (OLIVEIRA, 2017), defende o ser quilombola e as práticas curriculares e a educação do campo, (SANTANA, 2019), que traz vozes insurgentes de mulheres negras, para o debate e as questões em torno da mulheres e seu empoderamento diante da sociedade machista, entre outras contribuições as quais foram essenciais para qualificar a pesquisa. Os resultados indicam que com o passar dos anos muito já se perdeu na cultura, costumes, modo de vida, organização do trabalho praticado pelos mais antigos, porém há muito o que se fazer, pois esta pesquisa além de contribuir para uma análise da real conjuntura da situação de como se encontra a escola da Comunidade Remanescentes de escravos quilombola São José da Povoação, abre possibilidades de repensar praticas pedagógicas que venham resgatar, ou mesmo fortalecer as tradições e o modo de vida de um povo com uma ampla riqueza cultural.

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