Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio

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04-12-2024

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SOUSA SOBRINHO, Fábio José de. Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio. Orientador: Francisco das Chagas de Oliveira Cacela Filho. 2024. 47 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7520. Acesso em:.
Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no ensino médio, utilizando animações desenvolvidas por meio da biblioteca Manim, da linguagem de programação Python. O desafio central do estudo reside na dificuldade dos alunos em visualizar e compreender conceitos abstratos de Física utilizando métodos tradicionais, especialmente em um contexto onde há pouca integração de tecnologias digitais nas salas de aula. A pesquisa foi conduzida em duas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o total de 31 estudantes. O trabalho foi realizado no Colégio Aspecto, localizado em Ananindeua, Pará. A metodologia envolveu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da programação nas aulas de Física, comparando a eficácia de métodos de ensino tradicionais com o uso de animações interativas. As principais contribuições da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de física incluem a introdução de animações como uma ferramenta pedagógica para facilitar a visualização dos conceitos físicos, promovendo maior engajamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os resultados indicaram que as animações foram essenciais para a melhoria da compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e acessíveis. Como principal resultado, observou-se que os alunos relataram um aumento no interesse e no engajamento com o uso da programação, destacando o papel das animações na facilitação do aprendizado de conceitos complexos em Física.

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Disponível na internet via Sagitta

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