Faculdade de Física - FACFIS/CANAN
URI Permanente para esta coleção
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Submissões Recentes
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio(2024-12-04) SOUSA SOBRINHO, Fábio José de; CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0867987653882344Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no ensino médio, utilizando animações desenvolvidas por meio da biblioteca Manim, da linguagem de programação Python. O desafio central do estudo reside na dificuldade dos alunos em visualizar e compreender conceitos abstratos de Física utilizando métodos tradicionais, especialmente em um contexto onde há pouca integração de tecnologias digitais nas salas de aula. A pesquisa foi conduzida em duas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o total de 31 estudantes. O trabalho foi realizado no Colégio Aspecto, localizado em Ananindeua, Pará. A metodologia envolveu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da programação nas aulas de Física, comparando a eficácia de métodos de ensino tradicionais com o uso de animações interativas. As principais contribuições da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de física incluem a introdução de animações como uma ferramenta pedagógica para facilitar a visualização dos conceitos físicos, promovendo maior engajamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os resultados indicaram que as animações foram essenciais para a melhoria da compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e acessíveis. Como principal resultado, observou-se que os alunos relataram um aumento no interesse e no engajamento com o uso da programação, destacando o papel das animações na facilitação do aprendizado de conceitos complexos em Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Física através da nanotecnologia e algumas aplicações no meio ambiente(2024-11-01) FAVACHO, Andrew da Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O ensino de física desempenha um papel fundamental na formação educacional ao desenvolver habilidades analíticas e compreensão científica. A introdução da nanotecnologia no ensino de física permite explorar a manipulação de materiais em escala nanométrica, onde suas propriedades se manifestam de forma única em comparação com o mundo macroscópico. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver propostas didáticas para o ensino de física através da nanotecnologia, com foco em aplicações ambientais, visando engajar os alunos, promover aprendizagem significativa e formar cidadãos mais conscientes sobre a preservação ambiental. Os objetivos específicos incluíram identificar os desafios e oportunidades de ensino de física por meio da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, desenvolver atividades práticas e jogos, testar as propostas didáticas com estudantes de ensino médio e avaliar sua eficácia. O estudo foi realizado em um seminário na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua - PA, no primeiro semestre de 2023, com atividades complementares em setembro do mesmo ano. Durante o seminário, foi criado um e-book na plataforma Canva como recurso didático e utilizado um formulário no Google Forms para coletar dados e feedback dos participantes. Os resultados mostraram um bom nível de compreensão dos alunos, especialmente sobre as questões éticas e de segurança relacionadas à nanotecnologia. Esse resultado sugere que o e-book foi eficaz ao promover uma visão equilibrada sobre os benefícios e as preocupações éticas da nanotecnologia no contexto ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A adaptação de Comunidade Ribeirinha às novas tecnologias: a Energia Solar Fotovoltaica(2023-12-20) BARBOSA, Geize Cristina Vidal de Sá; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O trabalho de extensão "A Adaptação de Comunidade Ribeirinha às Novas Tecnologias: A Energia Solar Fotovoltaica" que contempla o plano de trabalho vinculado ao projeto de extensão: A Apresentação da Física Quântica como Porta de Ingresso acadêmico, teve como objetivo primordial de explorar as percepções, experiências e conhecimentos das famílias ribeirinhas sobre energia solar. A primeira etapa contou com um estudo bibliográfico sobre o tema e posteriormente seleção aleatória de 20 representantes de famílias na comunidade da ilha de Urubuoca -Icoaraci-Outeiro/Belém-PA. Isso garantiu uma amostra representativa que reflete a diversidade de perspectivas e experiências presentes na comunidade. Em seguida, foram realizadas entrevistas de caráter qualitativo e quantitativo, adotando uma abordagem flexível que permitiu uma exploração aprofundada. As entrevistas abordaram temas essenciais, como o conhecimento prévio das famílias sobre energia solar, suas percepções em relação à tecnologia e experiências com eletricidade na comunidade. Questões cruciais, incluindo o acesso à eletricidade, as necessidades energéticas específicas e as expectativas quanto à energia solar, foram minuciosamente investigadas. O projeto se comprometeu a compreender de maneira abrangente o contexto local, identificando não apenas as demandas, mas também as vantagens da energia solar para as comunidades ribeirinhas. Essa abordagem aberta proporcionou uma base sólida para a obtenção de informações importantes que podem orientar futuras iniciativas relacionadas à energia solar nessas comunidades. Em resumo, o projeto atingiu seu objetivo, e também desenvolveu uma abordagem cuidadosa, garantindo que as vozes das famílias ribeirinhas fossem ouvidas e suas necessidades específicas. Os resultados encontrados são um recurso importante para o desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis que beneficiam essas comunidades de forma significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de atividades com metodologias ativas no ensino de ondulatória com enfoque na música(2023-12-04) VIEIRA, Antônio Lindomar Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O presente trabalho discute a importância do uso de metodologias pedagógicas para viabilizar o ensino e a aprendizagem de física, com qualidade, aos estudantes da educação básica. Em especial, será abordada a metodologia ativa em consonância aos fundamentos da Ondulatória, com enfoque em acústica, ondas sonoras e música. Este estudo analisa os benefícios e os desafios enfrentados por docentes e discentes ao utilizar este recurso didático, a partir de uma revisão complementar da literatura na visão de Vygotsky e Piaget. Além disso, são apresentados: (1) exemplos práticos e conceitos pertinentes à música; (2) como o estudo da música pode contribuir para o desenvolvimento do aprendizado em física no Ensino Fundamental e Médio apesar de envolver termos complexos. Com base nisso, é percebido que o ensino e aprendizagem acabam se tornando um processo mútuo, entre o conteúdo apresentado pelo docente e a prática baseada nas experimentações que os discentes apresentam sobre os assuntos das ciências exatas. Na sequência, são exemplificados, com maior profundidade os conteúdos mencionados anteriormente, através de uma proposta de aplicação utilizando as seguintes estratégias: aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projetos; sala de aula investida e aprendizagem baseada por investigação. Por fim, essas estratégias são modeladas no contexto para o ensino de Física Ondulatória (ondas sonoras, frequências, trilhas sonoras e outros).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio(2023-06-23) BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A Física é considerada um grande desafio por parte dos alunos, por isso é importante compor estratégias metodológicas que propiciem uma aproximação do mundo da Física aos estudantes. Neste trabalho é apresentada uma sequência didática elaborada para o ensino de conceitos de calorimetria. A sequência didática, que tem como base o estudo da calorimetria com foco no Ciclo Hidrológico, foi estruturada para alunos da segunda série do Ensino Médio, para as aulas da disciplina de Física, visando à conscientização e conservação dos recursos naturais, bem como trazer melhoria para educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas e com seu entorno. O estudo teve como objetivo propor uma sequência didática visando um ensino interdisciplinar a partir de problemáticas socioambientais no contexto do ciclo hidrológico, calor e temperatura para aula de Física, possibilitando que esse aluno entenda o mundo ao redor e os fenômenos físicos que o cercam. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre a temática do ciclo da água.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias adaptadas para o ensino de Física para alunos autistas no Ensino Superior(2020-02-17) BARBOSA, Milena Pinheiro; PRADO, Rosilene Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3581165767569021; https://orcid.org/0000-0002-3594-1981; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho tem como objetivo apresentar metodologias adaptadas para ensinar conteúdos de Física a alunos Autistas no Ensino Superior atendidos pela Coordenadoria de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil (CoAcess/SAEST/UFPA). Participaram da pesquisa 5 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) regularmente matriculados nos cursos de graduação: Biotecnologia (2), Ciências Naturais (1), Ciência da Computação (1) e Física Bacharelado (1), que tinham em seus componentes curriculares os conteúdos de Física Geral. A pesquisa ocorreu no período de 03/2019 a 12/2019, e as metodologias e recursos adaptados foram: Mapas Conceituais, Aulas Experimentais, Comunicação Alternativa (Cartões de Conceitos), Jogos Adaptados (Tabuleiro e Quiz), Revistas Mangás de Física e Software de Simulações (Phet Simulações e Física na Escola) baseados nos 3 Momentos Pedagógicos (3MP). A experiência de monitoria com alunos Autistas possibilitou: (1) vivenciar uma prática inclusiva que contribui para a formação profissional, garantindo a acessibilidade para esses alunos, (2) observar a evolução dos alunos a partir das metodologias adaptadas usadas durante as atividades de monitoria, (3) promover a relação e a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos no contexto acadêmico, (4) contribuir para obter a autonomia profissional e (5) estimular a interação social e a criação de vínculos de confiança entre monitor, alunos Autistas e sua família. Esta experiência foi considerada significativa para os alunos Autistas, pois obedece ao que é proposto no Art. 27 da Lei Brasileira de Inclusão (2015), no qual é assegurado a educação como direito da Pessoa com Deficiência (PcD), assim como, acesso e permanência em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de ensino de ondas sonoras em ambiente virtual e real(2022-11-30) CORRÊA, Rosiane Barata; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Nem sempre os conteúdos apresentados em sala de aula despertam o interesse e atenção do aluno. O ensino de física, assim como qualquer outra ciência, requer estratégias metodológicas que busquem interligar o contexto sociocultural do aluno com os conceitos teóricos estudados, para que assim, desperte sua curiosidade e promova a construção de novos conhecimentos. Além de proporcionar um ensino mais prazeroso. Neste sentido, este trabalho visa elaborar uma proposta metodológica de ensino de ondas sonoras em ambiente virtual e real que seja mais atraente e interessante para o aprendizado do aluno. Para tanto, buscou-se fundamentos em referenciais teóricos recentes, a fim de contextualizar a temática da pesquisa. Com relação aos procedimentos metodológicos, foi elaborada uma sequência didática (SD) com embasamento nos três momentos pedagógicos (3MP), abordando o conteúdo das ondas sonoras (som) e poluição sonora por meio da ferramenta tecnológica do Smartphone e App Sound Meter Smart Tools,, que funciona como um decibelímetro para calcular em unidades de decibéis o nível de intensidade sonora de determinados ambientes, possibilitando executar uma atividade investigativa a ser adotada por professores e alunos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi importante para conscientizá-los sobre as consequências causadas devido à poluição sonora relacionada à saúde humana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gamificação no ensino de Física aplicada no Ensino Fundamental II(2022-11-30) FERREIRA JÚNIOR, Máximo de Campos; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho de ensino tem por objetivo auxiliar o aluno nos conceitos fundamentais de Física no ensino fundamental II com o tema Terra e Universo embasado na BNCC e voltado para o 6º ano utilizando gamificação em Física e simuladores de Física. Objetivando o raciocínio e a compreensão do aluno de ler, interpretar e definir conceitos de Física baseados nas aulas ministradas no decorrer do projeto ensino de Física na escola. Esse projeto teve como base fundamental a gamificação que consiste em colocar o professor em um papel ativo na elaboração de atividades e tem por objetivo explorar os aspectos didáticos relevantes ao processo de ensino que possibilita ao professor utilizar várias possibilidades de aprendizagem, pois a gamificação junto com a os simuladores de Física chama a atenção dos alunos para que possam aprender brincando.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos(2022-11-30) CABRAL, Valéria da Costa; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Sabendo da importância que o professor tem de despertar no aluno a motivação e o interesse em aprender, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de enfatizar sobre a importância do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) e da Literatura de Cordel (LC) como recursos educacionais para o processo de ensino-aprendizagem de física nas escolas. E para cumprir tal objetivo foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre o tema citado e que mostra a importância desses recursos didáticos nas aulas durante a prática docente. Os trabalhos revisados nos apresentam uma maneira contextualizada e dinâmica de ensinar e aprender, onde se leva em consideração o conhecimento e a realidade dos alunos, que para os autores facilita não só no processo de ensino-aprendizagem, mas também na relação professor-aluno. Este trabalho permitiu compreender que a contextualização de conteúdos de física abordados através das HQs e da LC aproximam a ciência da arte e propicia aos alunos estudar e aprender através da criatividade e da interdisciplinaridade, aumentando a sua capacidade imaginativa e estimulando o seu desenvolvimento, pois as leituras trabalhadas trazem uma escrita de fácil compreensão, onde o conteúdo é apresentado de forma simples, divertida e bem humorada o que atrai a atenção do aluno, fazendo com que o mesmo sinta interesse em aprender física, e afirmando que ao aproximar ciência e literatura na educação podemos construir conhecimento científico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização dos simuladores Phet e Tinkercad como instrumentos facilitadores no ensino de Física aplicado no 3º Ano do Ensino Médio(2022-12-02) DIAS, Vivaldo Júnior Progênio; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho tem como objetivo investigar como o uso de simuladores pode contribuir para a estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com 59 discentes com idade média de 18 anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Ludovico no município de Limoeiro do Ajuru. Os experimentos virtuais, no intuito de demonstração aos discentes da escola que participaram das atividades, foram apresentados a partir dos simuladores interativos. Foram realizadas coletas de dados através de questionário contendo 5 perguntas abordadas no ambiente escolar para avaliar a utilização e sua importância. Nossos resultados mostraram que os discentes não têm conhecimento a respeito dos softwares utilizados nos temas de eletricidade, mas tem bastante interesse na utilização dos softwares nas aulas de Física, e tem pouco contato nas aulas com os softwares educativos. Além disso, os alunos compreenderam que a sua aprendizagem melhorou bastante a partir da utilização dos softwares. Portanto, os softwares são uma excelente estratégia de ensino e devem cada vez mais ser utilizados nas aulas. Pois, o uso dos softwares PhET e Tinkercad permitiram várias possibilidades de ensino nos conteúdos das aulas de Física fornecendo um maior significado dos conceitos teóricos que são trabalhadas nos espaços educativos pelos professores de Física. Além disso, é possível citar a falta de uso dos experimentos virtuais que poderiam melhorar o interesse e aprendizagem dos discentes em aprender os conceitos de eletricidade de uma forma mais fácil e divertida. Neste cenário, cada vez mais existe a necessidade da utilização dos softwares educativos para uma aprendizagem mais significativa nos espaços escolares.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Metodologia para o ensino de cálculo para engenharia aplicado a mecânica e eletrostática(2022-10-03) SILVA, Eliezer Tiago Sousa; GONZALEZ, Luciana Pereira; http://lattes.cnpq.br/7068477409092609O Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina imprescindível para os cursos de engenharias e áreas afins. É indispensável à compreensão da fundamentação teórica das disciplinas de cálculo para uma correta análise e modelação de efeitos físicos, e deve ser bem compreendida tanto no que diz respeito aos seus conceitos quanto à importância dentro da matriz curricular dos cursos da área de exatas e engenharias. Nesse artigo é analisado de que forma o cálculo diferencial e Integral pode ser ministrado nas engenharias de forma aplicada, com exemplos voltados ao estudo de movimento e eletrostática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de ensino das 3 Leis de Newton: a Taxonomia de Bloom Revisada e o Phet Simulation(2022-05-30) SOUZA, Breno do Rosário de; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho propõe o ensino das 3 leis de Newton com base em um sistema hierárquico (taxonomia de Bloom revisada) de níveis de cognição, classificando em objetivos os processos de aprendizagem, aliado ao PhET Interactive Simulation, uma simulação interativa disponível gratuitamente na internet, amplamente estudado e utilizado por profissionais da educação. Os motivos que direcionam o trabalho partem de um questionário aplicado com professores de várias regiões do Brasil, que possibilita avaliar e observar problemas educacionais relacionados ao ensino tradicional e o baixo rendimento escolar, dessa forma o trabalho visa a partir das referências estudadas propor um aprendizado dinâmico, lúdico, significativo, reflexivo e ao mesmo tempo crítico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática(2021-07-30) QUEIROZ, Suzely Trindade; GONZALEZ, Luciana Pereira; http://lattes.cnpq.br/7068477409092609Este trabalho teve como objetivo implementar uma estratégia metodológica baseada na interdisciplinaridade no ensino da física. As aulas ocorreram de forma remota utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e modelagem matemática baseado nos 3 atos de Dan Meyer. A aplicação foi realizada com 64 alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública localizada na cidade de Belém-PA. Os encontros ocorreram através da plataforma google meet com o tema: Os efeitos da utilização do protetor solar na exposição a radiação ultravioleta. A coleta de dados foi registrada através da participação dos estudantes em atividades interativas na plataforma Mentimeter, e com trabalhos confeccionados nas aulas assíncronas, foi possível ainda observar também tal situação envolvendo aluno com baixa visão, para esse caso foi necessário realizar modificações no material utilizado para promover a inclusão. Este trabalho, portanto busca apresentar uma perspectiva do ensino de física quando integrados a outras áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Laboratório de eletrônica: uma proposta experimental e virtual como alternativa didática para circuitos elétricos do tipo retificador a diodo(2021-06-22) CARDOSO, Darlan Holanda; SILVA, Shirsley Joany dos Santos da; http://lattes.cnpq.br/6060351208361634O presente trabalho elaborou uma estratégia pedagógica e uma alternativa didática que pudesse despertar maior interesse dos educandos em temas de física e mais especificamente em eletrônica, afim de superar os desafios que o tema propõe, deste modo propomos a realização de roteiros experimentais reais e virtuais para o laboratório de eletrônica ou seja, uma proposta experimental e virtual como alternativa didática para circuitos elétricos do tipo retificador a diodo. Diante disso, foi criado um material pedagógico, para ajudar o educando a desenvolver um experimento de circuito retificador a diodo, nele contém todas as informações necessárias e desafios para a execução do mesmo. (i) A proposta real foi desenvolvida para ser executada Laboratório Experimental de Ensino de Física. (ii) A proposta virtual foi desenvolvida para ser executada no simulador virtual “Falstad Circuit Simulator Applet. O material dar um entendimento sobre o átomo, destacando o comportamento dos mesmos, quando são colocados diante de uma tensão, mostrando que os materiais possuem propriedades elétricas. Este trabalho tem como objetivo relacionar a teoria com situações cotidianas através de roteiros de estudo para atividades experimentais reais e virtuais, onde foi procurado formalizar os materiais para que não fossem necessárias aulas expositivas, sobre Circuitos Retificadores a Diodo. A parti disso, foram feitas as comparações de tensão dos valores obtidos pelo simulador, junto com as medições e cálculos experimentais, e concluímos que a eletrônica experimental presente no cotidiano do mundo tecnológico pode ampliar diferentes aspectos a visão sobre a ciência, fazendo com que indivíduos possam também propor soluções para problemas diários ou talvez ajudando a descobrir novas relações do mundo do trabalho e da ciência e da tecnologia e tem como público alvo, alunos do terceiro ano do Ensino Médio e Discentes de Graduação que possui a disciplina Eletrônica Experimental na base curricular.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um ensino de Física diferenciado para o ENEM(2020-02-17) PEREIRA, Adalto Ferreira; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Esse trabalho teve origem a partir de uma pergunta: “o que você acha da física” que evidenciou a Física como uma disciplina pouco entendida pelos alunos, tudo isso graças aos fatores diversos do qual podemos citar o senso comum pedagógico. Relatamos aqui o que tornou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) uma prova tão abrangente, a ponto de ser considerado um dos maiores vestibulares do mundo, e o que o instituto Anísio Teixeira (INEP), através da Matriz de Referência (MR) do Enem espera sobre o ensino no Brasil. Tem como objetivo mostrar uma forma de ensino com utilização de softwares educacionais Phet e ALGODOO e visitação ao laboratório de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), como auxiliadores do ensino em sala de aula, proposta está aplicada em 2019 no projeto Pré-Enem do campus Ananindeua/UFPA que visa o Enem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior(2020-02-17) SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A abordagem de tópicos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) nas aulas de Física do Ensino Superior ainda é tema de debates e discussões entre pesquisadores da área. Embora nos dias atuais seja reconhecida sua importância para as tecnologias que encontramos em nosso cotidiano, ainda observamos inúmeros problemas para tratar desse tema em sala de aula. Vários fatores influenciam na abordagem da FMC no Ensino Superior, a começar pelo formação dos professores para com o tema, falta de tempo para aplicar um currículo extenso e aulas tradicionais que desinteressam os alunos. Tendo em vista esta perspectiva, o presente trabalho propõe alguns recursos didáticos diferentes dos habituais, visando facilitar o trabalho do professor e um modo de incentivar o aluno para assuntos de FMC. Para tal, trataremos do Efeito Fotoelétrico através de sua história, do contexto da luz até sua aplicabilidade hoje em dia, utilizando-se de experimento de baixo custo – um eletroscópio caseiro e uma fonte de radiação ultravioleta – além de uma proposta de aplicação da simulação do Efeito Fotoelétrico no site Vascak, buscando realizar uma aprendizagem ativa e significativa em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estudo do Índice de Massa Corporal (IMC) por meio da experimentação e de aplicativo (APP) nas escolas da Região Metropolitana de Belém - PA(2020-02-17) PUREZA, Eva Maria Joana Cruz da; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Neste trabalho é apresentada uma atividade prática do Índice de Massa Corporal (IMC) através das equações de Quételet, Melão Jr. e Trefethen como objeto de conhecimento da unidade temática “Vida e Evolução” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos nas escolas da região metropolitana de Belém e em outros ambientes (UFPA e praças). Incialmente, participaram dessa atividade 10 alunos voluntários, sendo 5 do gênero feminino (F) e 5 do masculino (M), com médias de idade 171 anos e 161 anos; peso 55,055,15 kg e 67,3519,95 kg; altura 1,590,09 m e 1,650,15 m, respectivamente. Ao final, eles aprenderam a usar o método antropométrico e as 3 equações do IMC, cujas médias foram obtidas para F e M. Assim, é possível fazer o monitoramento preliminar da saúde dos alunos a partir da medida da massa, do peso e do IMC. Posteriormente, aumentamos a amostra em outra escola, UFPA e praça e obtivemos resultados satisfatórios para essas medidas. Por fim, testamos o aplicativo Biofísica – IMC para a realização desses cálculos e obtivemos os valores mais rápidos para as medidas do IMC que eram determinadas a mão ou via calculadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão do surdo no ensino da Física – estudo de caso no Ensino Médio em Salinópolis - Pará(2020-02-17) FIGUEIREDO, Felipe Gabriel de Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A educação inclusiva estando na relação de discussões sócio-políticas como condição intrínseca a uma sociedade mais justa, igualitária e democrática e seguindo a conjectura de que o conhecimento científico tem um papel significativo na construção da autonomia das pessoas, aborda-se nesta pesquisa o tema inclusão de alunos surdos no Ensino de Física. Por intermédio desta monografia, que tem caráter de uma pesquisa qualitativa, visou-se investigar os recursos e artifícios utilizados em escolas estaduais de ensino médio da região de Salinópolis-PA, para a veiculação de um ensino que vise o conhecimento efetivo e imersão dos mesmos na ciência. Investigar os dados e as estatísticas a priori no Brasil e a posteriori no município em destaque segundo o IBGE foi importante para pleitear esta pesquisa. Desse modo, buscou-se usar materiais simples e metodologias ativas com o objetivo de apresentar sugestões de práticas didáticas que viessem a favorecer a participação de alunos surdos em aulas de Física na sala de aula regular e na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de modo a alcançar uma aprendizagem efetiva e significativa. Para a realização deste estudo de caso no município de Salinópolis/PA, com o auxílio da Professora de Física foi escolhido o tema Leis de Newton e uma pequena abordagem sobre Pressão. Com a construção de um seguimento metodológico através do uso de sinais-termos específicos da Física em Libras, uso de softwares e experimentos, ambos se baseavam na premissa de algo que abordasse seu cotidiano e que fizessem sentido para os alunos, com este intuito foi escolhido as Leis de Movimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios em relação ao processo de aprendizagem. Pois, permitiu constatar que é possível lecionar e levar um ensino de Física na perspectiva da inclusão de alunos surdos. De modo que, essa possibilidade está fortemente ligada ao implementar docente.