Aplicação do HFSS para análise do efeito de vértices no patch de antenas de microfita: compilado de artigos publicados em 2024

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

25-11-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PINTO, Samantha Mota. Aplicação do HFSS para análise do efeito de vértices no patch de antenas de microfita: compilado de artigos publicados em 2024. Orientador: André Felipe Souza da Cruz; Coorientadora: Andrécia Pereira da Costa. 2024. [19] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Faculdade de Engenharia Elétrica, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7503. Acesso em:.
Neste trabalho, são apresentados os artigos intitulados, “Análise dos efeitos provocados pelo aumento de vértices no patch regular de uma antena de microfita” e “Análise dos efeitos de uma fenda poligonal regular em uma antena de microfita patch circular”, desenvolvidos durante o período de 04/09/2023 a 31/08/2024, através da execução do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) PRO6432-2023, sob orientação do Prof. Dr. André Felipe Souza da Cruz. O primeiro artigo descreve um projeto de antena de microfita no simulador High-Frequency Structure Simulator (HFSS), com patch quadrado, alimentada por cabo coaxial de 50 Ω por baixo do plano de terra, operando na frequência de 2,59 GHz. A partir deste projeto, foram feitas simulações para dois conjuntos de antenas, variando a geometria da plaqueta em figuras poligonais regulares, em que são avaliadas a perda de retorno (S11), a Taxa de Onda Estacionária (VSWR), a impedância de entrada Z, e a largura de banda (BW). O segundo artigo, tratou de uma análise sobre os efeitos que uma fenda poligonal regular produz, quando inserida no patch de um antena circular de raio 1,69 cm, projetada para operar em 2,4 GHz e alimentada por cabo coaxial a 30% do centro, construída também no HFSS. Para este projeto, decidiu-se realizar simulações para quando variava-se a posição relativa θ de 0◦ a 90◦ da fenda e o número de lados N de 4 a 12. Verificou-se que o caso da antena com slot heptagonal produziu maior largura de banda, e para este caso, foi variado o fator de proporção K para verificar os efeitos da área do slot na resposta da antena. Os mesmos parâmetros de desempenho do primeiro artigo, são os parâmetros avaliados no segundo artigo. Ambos os artigos estão disponíveis como anexo, e estão correlacionados por um texto integrador introdutório.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via Sagitta