Diagnóstico e comparação cartográfica de vulnerabilidade natural de águas subterrâneas urbanas do distrito industrial de Icoaraci - Belém

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

22-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FURTADO, Gabriel Ripardo. Diagnóstico e comparação cartográfica de vulnerabilidade natural de águas subterrâneas urbanas do distrito industrial de Icoaraci - Belém. Orientadora: Aline Maria Meiguins de Lima. 2023. 73 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Geologia) - Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7432. Acesso em:.
O complexo Industrial localizado na porção leste a área adminstrativa de Icoaraci, limitado pelos bairros Maracaruera, Águas Negras e Campina de Icoaraci, foi implantado para fomentar a capacidade indutrial do município e facilitar o escoamento de produtos madereiros, agroindustriais e serviços como estaleiros e logisticas de produtos por via terrrestre e via fluvial. Adicionando ao contexto há uma crescente demanda de organição urbana para construção de moradias e adequações aos terrenos instalados de forma inadequada e que não pssuem mecanissmos de abasteciemento e saneamentode de qualidade assim apresenta-se grande potecial de poluição de águas subterraneas. Logo o atual trabalho foi elaborado para a construção de modelos de vulnerabilidade à contaminação de águas subterrâneas para a poção norte do municípios de Belém, onde abrange a região do distrito e regiões adjacentes, utilizando o índice GOD e DRASTIC, a fim de mapear áreas propícias possivel captação de água de qualidade, comparar a veracidade de cada método e qual melhor se aplica na regição, bem como criar um instrumento subsidiário para gerar um planejamento espacial que integre os recursos hídricos subterrâneos. Para tanto, foram utilizados dados de poços perfurados registrados no banco de dados nacional SIAGAS e dados de acompanhamento de perfurações locais totalizando 60 poços. Foram levantados dados como capacidade de recarga de aquifero, profundidade de nível estatico, material do aquifero, topografia, tipos de solo e condutividade tende mais ênfase nos dados dos poços com captação de aquiferos mais rasos da formação barreiras. No estudo, o resultado da modelagem realizada pela superposição desses indices em álgebra de mapas em ambiente SIG apresentou índices cumulativos variando de 0,2 a 0,7, significando que o aquífero possui vulnerabilidade média e alta e 96,37 a 165,96 significando que há areas de muito baixa a extrema vulnerabilidade, em comparação ambos delimitaram resultados satifatóriso porém o metodo GOD se demonstrou mais restritivo em áreas, nas regiões mais populosas e proximas da área industrial, mas o método DRASTIC, apresenta mais detalhamento no aspecto de observar a capacidade de infiltração no solo. Espera-se que esta pesquisa seja útil na gestão ambiental sustentável, apoiando políticas de conservação dos recursos hídricos subterrâneos, conforme previsto na legislação nacional.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibgeociencias@ufpa.br