CENTRO APOSTÓLICO JOÃO BONAL: História, Memórias e contribuições à formação infanto-juvenil em Anajás, PA

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30-11-2020

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RIBEIRO, Dejailson Maciel. CENTRO APOSTÓLICO JOÃO BONAL : história, memórias e contribuições à formação infanto-juvenil em Anajás, PA. Orientadora: Eliane Miranda Costa. 2020. 76 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7424. Acesso em:.
Esta pesquisa pretende reconstruir a história e as memórias do Centro Apostólico João Bonal, instituição filantrópica de cunho religioso que desenvolve ações socioeducacionais direcionadas a crianças, adolescentes e jovens carentes do município de Anajás, localizado no centro do arquipélago do Marajó. Fundado pela Congregação das Irmãs da Caridade de Santa Ana no ano de 2003, esta instituição oferece diversas atividades socioeducativas gratuitas e de qualidade para a comunidade local, exercendo um papel primordial na formação e resgate de sujeitos que se encontram excluídos, as margens da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho busca conhecer e registrar narrativas orais acerca da história e memórias deste Centro, discutindo suas contribuições para a formação social dos sujeitos atendidos. O estudo abordará também outras questões, como: O que as pessoas narram sobre a história do Centro Apostólico João Bonal? O que elas guardam na memória? O que a instituição representa para seus beneficiários? Quais as contribuições sociais, culturais e educacionais dessa instituição para a comunidade local? A presente pesquisa é caracterizada como exploratória de abordagem qualitativa. Tendo fonte primeira de dados as narrativas orais de diversos interlocutores que conhecem de perto a instituição. Além de dados e informações de fontes documentais como livros de registros, relatórios, projetos, diários, iconografias e um documentário audiovisual. Tem como categorias de análise a história da educação e das instituições educativas, cultura escolar, práticas pedagógicas. Fundamentadas por bases teóricas e fundamentos de autores de renome como: Saviani (2006), Nosella e Buffa (2013), Libâneo (2007), Nora (1993), Julia (2001), entre outros. Os resultados evidenciaram que a instituição pesquisada proporciona experiências de vida diferenciadas para seus frequentadores, através de práticas educativas relevantes que proporcionam aos sujeitos uma chance de transformação social. A pesquisa aponta também a importância da instituição para a comunidade local, pois a mesma desempenha um papel fundamental tanto educacionalmente como socialmente, resgatando e contribuindo na formação de alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

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