Learning strategies: a case study with elementary students from Modular Education System (Some)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

08-07-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GALVÃO, Hellen Patrícia Silva. Learning strategies: a case study with elementary students from Modular Education System (Some). Orientadora: Karina Figueiredo Gaya. 2024. 21 f. Trabalho de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Inglesa) – Faculdade de Línguas Estrangeiras. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7187. Acesso em: .
O presente artigo é um estudo de caso que tem como objetivo investigar, o uso das estratégias de aprendizagem por alunos do ensino fundamental do Sistema de Ensino Modular (SOME). Identificar quais dessas estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para aprender a língua adicional. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da zona rural da cidade de Bragança, Pará, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia deste estudo é qualitativa, de caráter descritivo, utilizando um questionário de cinco perguntas feitas oralmente aos alunos individualmente. Como suporte teórico, esta pesquisa buscou uma visão geral sobre o uso de estratégias de aprendizagem baseada principalmente nos estudos de Oxford (1990), O’Malley e Chamot (1990), entre outros. Os resultados mostram que nem todos os alunos fazem uso das estratégias de aprendizagem conscientemente e nem todas as estratégias são utilizadas, porém, o uso de estratégias contribui positivamente para o fomento da autonomia dentro e fora da sala de aula.

Fonte

Fonte URI