Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

29-02-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

LIMA, Geovana Costa. Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental. Orientadora: Roberta Modesto Braga. 2024. 31 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7072. Acesso em:.
Este trabalho destaca o uso de jogos matemáticos, em particular a Torre de Hanói, como uma ferramenta educacional eficaz para ensinar Matemática no ensino básico. Ele explora como os jogos podem tornar o aprendizado da matemática acessível e divertido, incentivando os alunos a se envolverem e a desenvolverem habilidades lógicas. O jogo Torre de Hanói é apresentado como uma situação problema que pode ser aplicada em sala de aula, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico dos alunos. Além disso, o texto discute a Modelagem Matemática como uma abordagem que combina teoria matemática e prática, incentivando os alunos a pensar de forma abstrata e a colaborar na resolução de problemas. Ao final, são apresentadas propostas de atividades de Modelagem Matemática usando a Torre de Hanói como base, destacando como essa abordagem pode ser implementada de forma eficaz no ensino da matemática. Destaca-se que o referido trabalho não traz resultados de aplicação.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com