Systematic literature review: brazilian publications on language learning strategies in the last decade (2012-2022)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

26-06-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FEIO, Denise de Souza. Systematic literature review: brazilian publications on language learning strategies in the last decade (2012-2022). Orientador: Rafael de Souza Timmermann. 2024. 19 f. Trabalho de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Inglesa) – Faculdade de Línguas Estrangeiras. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7054. Acesso em: .
Compreender o uso de estratégias de aprendizagem é crucial para tornar os alunos e futuros docentes de Língua Estrangeira (LE) mais centralizados, independentes e responsáveis pela sua aprendizagem. Portanto, o objetivo geral deste estudo é mapear os conceitos de estratégias de aprendizagem de língua inglesa em publicações brasileiras da última década (2012-2022). A seleção dos artigos foi realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura nas seguintes bases de dados: Periódicos Capes, Scielo e Google Acadêmico. A busca ocorreu através das palavras-chave: “Estratégias de aprendizagem”; “Inglês”; “Aprendizes de língua". Após as etapas de identificação, triagem e inclusão 8 artigos foram escolhidos como base para este trabalho. Os resultados foram analisados e apontam que as estratégias são 2 essenciais para os alunos, seja no ensino infantil, fundamental, médio e graduação. Mais ainda, os resultados apontam que muitas estratégias se destacam como métodos positivos na aprendizagem de outra língua, e é através de experiências vivenciadas pelos alunos que é possível conhecê-las.

Fonte

Fonte URI