Memorial acadêmico: revivendo minhas origens desde o ensino infantil ao ensino superior, construindo minha história de formação através da prática docente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MORAES, Rosiel de Castro. Memorial acadêmico: revivendo minhas origens desde o ensino infantil ao ensino superior, construindo minha história de formação através da prática docente. Orientadora: Edinéa Bandeira Ribeiro. 2018. 46 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6989. Acesso em:.
Este trabalho de conclusão de curso trás no seu bojo de discussão uma autobiografia, sobre um rapaz residente do interior do Muaná que tinha um sonho de ser professor e fez de tudo para poder realizá-lo. O presente trabalho aborda sobre a importância das memórias para a construção da prática docente e com isso também refleti sobre a responsabilidade de ser professor em sociedade. Para a realização desse trabalho foi utilizado minha abordagem pessoal, relatando momentos importantes de minha vida, desde a infância até a entrada na universidade. Também se encontra a abordagem de diversos autores que fundamentam esse arcabouço teórico, enfatizando sobre a importância da memória na construção do caráter, dificuldades da docência, os desafios dos profissionais diante as novas tecnologias e uma abordagem sobre LIBRAS (LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS). Portanto, a conclusão desse trabalho representa uma vitória, diante de tantas lutas que já enfrentei em minha vida e carreira, por fim, a graduação simboliza a realização de um sonho e superação de limites e a prova física, que todos que desejam e batalham conseguem realizar qualquer objetivo.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção