Dança, ludicidade e educação inclusiva no Centro de Referência em Educação Infantil Professor Orlando Bitar em Belém - PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

04-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MELO, Kerollen Pinheiro de. Dança, ludicidade e educação inclusiva no Centro de Referência em Educação Infantil Professor Orlando Bitar em Belém - PA . Orientadora: Simei de Amorim Santos Andrade. 2023. 34 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6823. Acesso em:.
O presente estudo surge a partir do componente curricular Estágio Docente I, do curso de Licenciatura em Dança da UFPA, desenvolvido no Centro de Referência em Educação Infantil Prof. Orlando Bitar – CREI Orlando Bitar, em Belém-PA. Esta produção está respaldada na Instrução Normativa nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso -TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o art. 4°, parágrafo I, que diz respeito à elaboração de artigo científico. Teve por objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem por meio da Dança de uma criança com Transtorno Espectro Autista - TEA e uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, na perspectiva da ludicidade. Uma das práticas utilizadas como forma de estimulação para as crianças com deficiência são as atividades lúdicas, incluída os jogos, brinquedos e brincadeira, brinquedo cantado, narrativas orais, entre outras. A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação norteada pela perspectiva da Educação Inclusiva. Os instrumentos de investigação foram: observação, atividades práticas e roda de conversa. O resultado do estudo mostrou que a inclusão de crianças com deficiências no contexto escolar promove a socialização e estimula o desenvolvimento criativo, motor, cognitivo e afetivo por meio de atividades lúdicas que estimulem seu desenvolvimento de forma prazerosa, divertida, possibilitando a construção de conhecimentos significativos e integral o que pode corroborar para a sua autonomia.

Fonte

Via e-mail

Fonte URI

Aparece na Coleção