Estado nutricional e alterações metabólicas de pessoas vivendo com HIV/AIDS em atendimento ambulatorial em um hospital de referência de Belém-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

12-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GUERRA, Evelyn Letícia Neves; FREITAS, Eva Adaís Neves. Estado nutricional e alterações metabólicas de pessoas vivendo com HIV/AIDS em atendimento ambulatorial em um hospital de referência de Belém–PA. Orientadora: Marcela de Souza Figueira. 2023. 40 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Nutrição, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em:https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6802. Acesso em:.
Objetivo: Identificar o estado nutricional e o surgimento de alterações metabólicas de pessoas vivendo com HIV/AIDS. Métodos: Trata-se de um estudo transversal que foi realizado com 95 pacientes vivendo com HIV/AIDS com idade de 20 a 63 anos. As variáveis utilizadas incluíram: diagnóstico clínico, sexo, idade, variáveis comportamentais, aferição das medidas antropométricas e exames bioquímicos. Resultados: Foram analisados 95 pacientes, houve um maior número de mulheres apresentando risco de complicações metabólicas do que entre os homens com base na circunferência da cintura. Pelo índice de massa corpórea as mulheres apresentaram grau de obesidade grau 1 em níveis mais elevados, enquanto a maioria dos pacientes homens apresentaram sobrepeso. Os exames indicaram alteração glicêmica presente entre os pacientes, o diagnóstico clínico demonstrou antecedentes familiares para morbidades e a prática de atividade física teve uma adesão de 38% dos pacientes. Conclusão: conclui-se que os dados do estudo demonstraram fatores de risco para o desenvolvimento de alterações metabólicas nestes pacientes.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br

Aparece na Coleção