Avaliação do comportamento alimentar e comportamento de grazing em pessoas com diabetes mellitus tipo 2 atendidas em um hospital público de referência em Belém, Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

12-12-2023

Coorientador(es)

GOMES, Daniela Lopes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GOMES, Ana Paula Alvarenga Seguins; MILEO, Vitória Viana. Avaliação do comportamento alimentar e comportamento de grazing em pessoas com diabetes mellitus tipo 2 atendidas em um hospital público de referência em Belém, Pará. Orientadora: Manuela Maria de Lima Carvalhal. 2023. 53 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Nutrição, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6801. Acesso em:.
O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença definida por hiperglicemia crônica. O tratamento nutricional deve ser individualizado, de acordo com cada paciente e respeitando as suas características e preferências. O grazing, caracterizado por comer pequenas quantidades de alimentos de forma repetitiva, em conjunto com outros comportamentos alimentares disfuncionais, podem impactar na terapêutica e no controle do DM2. Neste sentido, o objetivo deste estudo é avaliar as características do comportamento alimentar e o comportamento de grazing em pessoas com DM2 atendidas um hospital público em Belém-PA. Trata-se de estudo transversal, descritivo e analítico, realizado com pacientes com DM2, entre 20 e 64 anos, acompanhados no ambulatório de endocrinologia de um hospital público em Belém-PA. Foram coletados dados socioeconômicos, demográficos, clínicos e antropométricos (peso e altura, para cálculo do índice de massa corporal- IMC). Para a avaliação dos padrões de comportamento alimentar foi aplicado o Three Factor Eating Questionnaire (TFEQ-R21), versão traduzida, e para a avaliação do comportamento de grazing foi aplicado o Repetitive eating questionnaire (REP-EAT_Q), versão brasileira. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer número 6.087.34). Para a análise estatística, foi utilizado o software Statistical Package for Social Science, versão 21, considerando nível de significância estatística p<0,05. Foram avaliados 44 participantes, os quais 72,2% eram do sexo feminino e com média de idade de 55,41±6,41. A maioria foi classificada na categoria de sobrepeso (43,2%). Quanto ao comportamento alimentar, observou-se maior média de restrição cognitiva (49,12±23,17). Em relação ao grazing, as respostas que indicam uma alimentação repetitiva apresentaram média de (1,47±1,28) as de grazing compulsivo apresentaram média de (1,14±0,89). No que diz respeito às correlações, observou-se que o descontrole alimentar obteve correlação com a alimentação repetitiva (r²=0,544; p=0,000) e o grazing compulsivo (r²=0,521; p=0,000), assim como o comer emocional apresentou correlação com a alimentação repetitiva. O conhecimento e a identificação de padrões de comportamento alimentar e comportamento de grazing são de grande importância para a intervenção precoce no acompanhamento de pessoas com DM2, a qual deve ser amparada pela equipe multiprofissional, visando uma assistência completa e tratamento mais assertivo aos pacientes.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br

Aparece na Coleção