Estudo sobre Educação Ambiental Diferenciada na comunidade quilombola do Campo Novo, Tracuateua-Pa

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08-12-2023

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ROSA, Maria Tatiane Araújo da. Estudo sobre Educação Ambiental Diferenciada na comunidade quilombola do Campo Novo, Tracuateua-Pa. Orientadora: Valéria dos Santos Moraes Ornellas. 2023. 15 f. Trabalho de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6683. Acesso em: .
A Educação Ambiental Crítica visa transformar pensamentos, através do engajamento na forma de atitudes e ações, que integrem a construção de outro padrão de sociedade. Ela é culturalmente diferenciada quando planejada em perspectiva intercultural, sendo executada para e com povos indígenas, quilombolas e/ou comunidades tradicionais. O presente trabalho teve sua base teórica e epistemológica construída a partir da análise de material bibliográfico, para então se desenvolver uma pesquisa com gestores e professores das três escolas que atendem à Comunidade Quilombola Campo Novo, Tracuateua – PA. Foram realizadas entrevistas com eles, além de se ter analisado os PPPs das mesmas instituições de ensino. Adicionalmente, fez-se um estudo em torno do Projeto Farinha sem Lenha, que faz uso de biogás para a fabricação de farinha na comunidade. Os gestores e professores demonstraram interesse em participar de atividades interativas entre escola e comunidade. Então, se planejou uma sequência didática envolvendo o processo do biogás e a produção de energia por ação de microrganismos. Considera-se que, com a continuidade do Plano de Ação, que nasce do presente trabalho, poderá haver de fato ressignificação de ideias e valores, fortalecendo elos dos alunos com a Comunidade Quilombola.

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