Patréla

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Data

07-07-2022

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ALVES, Rodrigo Garcia. Patréla. Orientador: Bruno Monte de Assis. 2019. 244 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Cinema e Audivisual) – Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências das Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6678. Acesso em:.
Patréla se trata de uma história trágica e melancólica, composta de simbolismos voltados e inspirados principalmente nas tragédias gregas e no conceito de tragédia de Aristóteles descrito no livro Poética. Este trabalho descreve a utilização do RPG (Roleplaying Game) para escrever um roteiro audiovisual através da imersão proporcionada por este, onde o autor chama alguns de seus amigos que se tornaram coautores da obra por meio de suas personagens, escolhas e contribuições para o mundo como um todo. Ele explica os métodos de jogo utilizados para que este fosse possível, desde a criação do mundo, das personagens até as regras e acordos necessários para que a narrativa ocorresse. O RPG é um de jogo onde algumas pessoas se reúnem para contar uma história em conjunto, se trata de uma narrativa colaborativa, um pedaço de literatura pós-moderna que dificilmente é observada como tal devido ao mito da Paidia ser uma forma de brincadeira somente para crianças. Com os estudos de Caillois (1990), Huizinga (1951) e Murray (2003) o autor descreve e analisa os conceitos de Paidia e Agência dentro do RPG, assim como utiliza de Nephew (2003) e Huntchinson (1983) para sustentar os aspectos pós modernos do jogo.

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