Curso de Cinema e Audiovisual - FAV/ICA

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Direção de arte no projeto “A Besta Pop”
    (2018-07-10) MARTINS, João Luciano Lima; AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de; http://lattes.cnpq.br/9182752708471137
    Vocês querem a verdade? Vocês aguentam a verdade? Neste relato depósito as memórias de um jovem cineasta sobre o processo de filmar um longa-metragem, sobre a prisma da Direção de Arte: Nossas escolhas desde a concepção do projeto até sua execução. Conceito versus prática. Soluções mirabolantes para problemas diversos. Referências que nos influenciaram. Como conseguimos financiar o projeto e os aprendizados que só prática audiovisual podem ensinar e lembrem-se os primeiros não seguem!
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    De volta ao Cine Argus: memórias do cinema de rua de Castanhal
    (2023-11-01) SILVA, José Edivaldo Moura da; CARVALHO, Marco Antonio Moreira; http://lattes.cnpq.br/3842805976810986
    Esta pesquisa aborda a importância do cinema de rua, espaço diretamente ligado à cidade, para o qual se dirigia uma massa de pessoas interessadas não somente na audiência dos filmes mas também nas vivências socioafetivas que esse encontro propiciava. Investigamos a relação que o cinema de rua constituiu com a sociedade, com base em estudo de caso realizado a partir das memórias de ex-funcionários e frequentadores do Cine Argus, da cidade de Castanhal, no estado do Pará. Foram realizadas entrevistas, análise documental a partir de imagens e periódicos, bem como pesquisa e revisão bibliográfica. As memórias pessoais do autor são utilizadas neste trabalho, especialmente a partir dos dois documentários produzidos pelo mesmo: Memórias do Cine Argus (2014) e O Cinema de Seu Duca (2016).
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fotogramas Queer: histórias abjetas no cinema
    (2016-03-04) PEREIRA, Rodolfo Gomes; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563
    Esse trabalho busca fazer uma reflexão sobre o cinema Queer, sobre a forma como as pessoas abjetas são tratadas na tela, usando para isso concepções teóricas principalmente de Michel Foucault e Judith Butler. Uma linha do tempo é traçada analisando os filmes com personagens LGBTTQ+ relacionando-os com eventos históricos importantes para o movimento. Nos debruçamos principalmente nos filmes Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro lançado em 2014, e Delicada Atração (Beautiful Thing), dirigido por Hettie MacDonald lançado em 1996. Ambos os filmes falam sobre a descoberta da homossexualidade na adolescência o que cria um local interessante para explorar como isso afeta a representação dos personagens, seus 18 anos de diferença são importantes também para refletirmos nas mudanças ocorridas durante a história no tratamento as pessoas abjetas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Patréla
    (2022-07-07) ALVES, Rodrigo Garcia; ASSIS, Bruno Monte de; http://lattes.cnpq.br/0101791687557953
    Patréla se trata de uma história trágica e melancólica, composta de simbolismos voltados e inspirados principalmente nas tragédias gregas e no conceito de tragédia de Aristóteles descrito no livro Poética. Este trabalho descreve a utilização do RPG (Roleplaying Game) para escrever um roteiro audiovisual através da imersão proporcionada por este, onde o autor chama alguns de seus amigos que se tornaram coautores da obra por meio de suas personagens, escolhas e contribuições para o mundo como um todo. Ele explica os métodos de jogo utilizados para que este fosse possível, desde a criação do mundo, das personagens até as regras e acordos necessários para que a narrativa ocorresse. O RPG é um de jogo onde algumas pessoas se reúnem para contar uma história em conjunto, se trata de uma narrativa colaborativa, um pedaço de literatura pós-moderna que dificilmente é observada como tal devido ao mito da Paidia ser uma forma de brincadeira somente para crianças. Com os estudos de Caillois (1990), Huizinga (1951) e Murray (2003) o autor descreve e analisa os conceitos de Paidia e Agência dentro do RPG, assim como utiliza de Nephew (2003) e Huntchinson (1983) para sustentar os aspectos pós modernos do jogo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção executiva no curta metragem fotógrafo família: a importância dos coletivos e dos afetos na produção universitária
    (2023-07-06) RIBEIRO, Jeane Navegantes; SOUSA, Marciane Novais; http://lattes.cnpq.br/9600750683498249; FERNANDES, Suelen Cristina Nino; http://lattes.cnpq.br/0728075970500552; https://orcid.org/0000-0003-3754-9497
    Este memorial visa refletir a respeito da produção Executiva de Fotógrafo de Família, um curta-metragem ficcional elaborado e produzido em um contexto universitário, no qual também assume a função de Direção de Produção. Em decorrência das peculiaridades que a produção universitária apresenta, sendo a principal delas a falta de recurso, destaco no texto as estratégias traçadas pela Produção Executiva para o financiamento desse projeto, considerando estratégias de arrecadação em redes sociais, doações e empréstimos, intentando, principalmente, promover o mínimo de conforto que no set universitário é capaz de dar àqueles que se voluntariam na produção. Desta forma, o memorial se estrutura principalmente na delimitação das atribuições do Produtor Executivo, considerando as tarefas que lhe são atribuídas, tais como estratégias de arrecadação, prazos administração do baixíssimo orçamento sem atropelar a visão de direção, utilizando toda a criatividade inerente à função. Em seguida, faço uma descrição das fases de produção do curta fotografo de família ate a fase de pós-produção e distribuição e exibição da obra. A parte final do memorial é dedicada a refletir a acerca da importância na formação de coletivos audiovisuais para a produção universitária, que atravessam a amizade que são responsáveis pela manutenção das redes de apoio e dos afetos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os underwood e o anti-heroísmo na série house of cards, da netflix
    (2018-07-13) FERNANDES, Suelen Cristina Nino; AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de; http://lattes.cnpq.br/9182752708471137
    O trabalho propõe analisar o arquétipo do anti-herói no casal protagonista da série House of Cards, e como esta estrutura de personagens contribui para a evolução da narrativa. Na primeira parte, busco diferenciar o termo anti-herói dos conceitos de herói e vilão, tomando como base em teóricos de roteiro, especialmente no que diz respeito à construção de personagens, bem como destacar a finalidade deste tipo no desenvolvimento da relação com o espectador. Na segunda parte, dedico-me a analisar a incidência do anti-herói no protagonismo das séries produzidas pelos Estados Unidos nos últimos vinte anos, passando brevemente pelas três fases da narrativa seriada na televisão norte-americana, considerando a TV aberta, cabo e streaming, utilizando os personagens Tony Soprano e Walter White, de The Sopranos (HBO) e Breaking Bad (AMC), respectivamente, para introduzir o objeto de estudo desta pesquisa, o casal protagonista da série da Netflix, Frank e Claire Underwood, analisando os recursos utilizados pelos criadores para o desenvolvimento do arco dramático.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As percepções da estética queer em fandom de sense8
    (2022-07-07) COSTA, Edson Júnior Costa da; MELO, Ana Cláudia da Cruz; http://lattes.cnpq.br/4777116947247545
    Este trabalho tem como objetivo analisar os níveis de percepções e compreensões acerca da estética queer presentes na série de televisão norte-americana, Sense8, que se encontra disponível desde 2015 na plataforma de streaming Netflix. Para isso, realiza um estudo de recepção com um grupo de fãs declarados do seriado. A produção Sense8 é reconhecida mundialmente por ter entre suas abordagens àquela que se destaca pela temática LGBTQI+. Embasam o aparelho teórico-metodológico, deste trabalho as referências conceituais dos campos do Queer Studies e dos Estudos Culturais de recepção em interseção com o Cinema e o Audiovisual.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica
    (2018-02-07) SILVA, Dayana Manasses Ribeiro; ALMEIDA, André Luis Villa de; http://lattes.cnpq.br/2212740728071971
    A partir de uma análise do cinema clássico de Hollywood – tomado como referencial de uma normatização do “fazer cinema” – em contraponto as propostas de “subversão” dessa linguagem, dos quais o cinema experimental e o cinema de avant-garde, podemos constatar características que revelam a diversidade das linguagens cinematográficas. O presente texto se propõe a dissertar sobre essa diversidade enquanto um campo de possibilidades de transformação do dispositivo cinematográfico clássico. Em um primeiro momento, o texto se debruça sobre a “norma cinematográfica” apontando alguns de seus aspectos sob a luz de autores como Erwin Panofsky e Ernest Cassirer. Em uma segunda parte, a pesquisa concentrase sobre o uso do contra-discurso e o início de uma corporeidade cinematográfica que se contrapõe à dominação da abordagem clássica do cinema. Por fim, o texto desenvolve aspectos da expansão da linguagem e da diluição do dispositivo cinematográfico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Da cor à chuva: direção de arte e identidade cultural em filmes paraenses
    (2016-03-03) COSTA, Victória Ester Tavares da; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563
    Os acontecimentos históricos e as expressões culturais possuem sólidos vínculos, a arte é um destes pontos nos quais essa proximidade é percebida. A seguinte pesquisa busca refletir acerca da imagem dos amazônidas transpassada pelo audiovisual a partir da observação da direção de arte. Os elementos fílmicos visuais permitem a divulgação e construção/ reprodução de identidades culturais das sociedades e temáticas da história que é contada. Expressar-se sobre seu lugar de fala tem sido mais presente no que tange à produções da América Latina, desta forma, descortinando um repensar das próprias linguagens e das identidades, anteriormente dominadas pelas mãos mais diretas do colonialismo. Hoje, restam as amarras com as quais somos familiarizados sem notar, mas que estão sendo retiradas pela tomada de voz, pela reinvenção da própria linguagem e estética. Desta forma, ao observar três curta-metragens paraenses contemporâneos, pretende-se compreender o olhar que o próprio amazônida tem de si mesmo e como se transpassa para as telas.