O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

05-02-2015

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NEGRÃO, Michelle da Costa. O processo da leitura e da escrita dos alunos de fundamental maior: um estudo de caso em uma turma de 8° ano de uma escola estadual no município de Abaetetuba-PA. Orientador: Lorena Lopes de Freitas. 2015. 48 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6637. Acesso em:.
O trabalho que tem como Tema: O PROCESSO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS DE FUNDAMENTAL MAIOR: Um estudo de caso em uma turma de 8º ano de uma Escola Estadual no Município de Abaetetuba-Pará está baseado na linha de pensamento de teóricos que fundamentam a escrita de um texto e nas ações reflexivas da construção de um texto sendo eles: Bentes (2001; Ferreiro e Teberosky (1999 ; Ferreiro (2001; Vigotsky (1999 ; Bezerra (2012 . Assim, objetivando escrever sobre o assunto com intuito de analisar os princípios teóricos que subsidiam a linguística textual tendo base refletir sobre a compreensão a cerca da ideia de referencial e sequencial enquanto rede de relações que constituem o texto. Pautada nesse objetivo surgiram questionamentos relevantes com relação ao foco de interesse vinculado ao referido trabalho como: Qual o conceito do texto? Qual é a abordagem conceitual sobre linguística textual? Qual a relação entre a teoria e a prática e a diferença entre referencia e sequencial? Tendo como pressuposto tais questionamentos optamos por realizar a pesquisa bibliográfica alinhada a prática da pesquisa de campo. Com base nas argumentações teóricas após realizarmos todas as etapas do trabalho concluímos que o texto tem seus componentes que precisam ser analisados e valorizados enquanto dialogo que possui suas próprias dimensões teóricas que fundamentam e os coloca em evidencia a ser explorado no campo dos conhecimentos linguísticos, obedecendo a uma estrutura textual a ser elaborada com argumentos discursivos claros e coesos.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI