O rendimento escolar dos jovens no contexto do ensino médio nas escolas do município de Soure – Ilha de Marajó - Pará

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12-12-2023

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NASCIMENTO, Luana Santos. O rendimento escolar dos jovens no contexto do ensino médio nas escolas do município de Soure – Ilha de Marajó - Pará. Orientador: João Paulo da Conceição Alves. 2023. 46 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Soure, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6605. Acesso em:.
O trabalho em questão discorre sobre a temática rendimento escolar no ensino médio. Para tanto, o estudo tem como objetivo analisar o rendimento escolar dos jovens na perspectiva do ensino médio nas escolas do município de Soure, Ilha de Marajó – PA. Dessa forma, para o desenvolvimento deste, utilizam-se a pesquisa qualitativa e quantitativa (MINAYO, 2009; ZANELLA, 2009), a partir das quais foi possível realizar um levantamento bibliográfico e documental (MARCONI e LAKATOS, 2007), recorrendo a estudos que dialogam de modo mais amplo sobre o tema proposto, utilizando como técnica a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O lócus da pesquisa se estendeu às escolas médias da cidade de Soure, obtendo informações precisas na plataforma digital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), cujo foco esteve no rendimento escolar a partir do fluxo de dados dos indicadores aprovação, reprovação, abandono e distorção idade-série, além de transitar com dados das unidades geográficas do Marajó, Pará e Brasil. Nesse contexto, por entender que há uma carência de estudos no município voltado ao público jovem atuante no ensino médio, pensou-se em aprofundar as averiguações, contribuindo não somente para trabalhos acadêmicos futuros, mas, sim, para a comunidade ao se propor a pesquisar frente o rendimento educacional dos jovens nas instituições médias públicas da localidade sourense. A fundamentação teórica baseia-se nas argumentações de autores renomados e documentos oficiais dentro da proposta trabalhada no presente estudo (ALVES e ARAÚJO, 2017; FRIGOTTO, 2001; KRAWCZYK, 2009; FAPESPA, 2018; DOURADO, 2007; GADOTTI, 2013; BRASIL, 1988 e 1996) e dentre outros. Frente os resultados obtidos no que tange o rendimento escolar no ensino médio, os dados dos indicadores reprovação, abandono e distorção idade-série apresentam quantitativos elevados, seja nas escolas do município, seja nas divisões geográficas do Marajó, Pará e Brasil, o que é possível mencionar a demanda de políticas públicas, sobretudo quando se trata da última etapa da educação básica no município de Soure, e até mesmo nas divisões geográficas do Marajó, Pará e Brasil.

Fonte

via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br

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