Estágio supervisionado na Educação Básica/ Ensino Fundamental I: uma experiência bragantina

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14-12-2023

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SILVA, Suely Marques da. Estágio supervisionado na Educação Básica/ Ensino Fundamental I: uma experiência bragantina. Orientadora: Maria da Luz Duarte Leite Silva. 2023. 26 f. Trabalho de Curso – Artigo (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6594. Acesso em: .
O Estágio Supervisionado é relevante para a formação docente por proporcionar se realizar de fato a ligação entre a teoria e a prática, promovendo o desenvolvimento profissional, através da práxis educativa, partindo de uma epistemologia da prática. Vale destacar que, a realização do referido Estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Jorge Daniel Souza Ramos, localizada na Avenida Santos Dumont, Perpétuo Socorro em Bragança/PA, no turno matutino, no período de 05/09/2023 a 22/09/2023. O objetivo deste estudo é compreender a relação teoria-prática na sala de aula, numa perspectiva da epistemologia da Práxis. Vê-se o estágio como um eixo central na formação acadêmica do futuro professor, pois é através desse momento que o estagiário tem acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes do cotidiano. Para sustentação teórica subsidiou-se de algumas abordagens teóricas como: Barreiro e Gebran (2006), Antunes (2017), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2012), Barreiro e Gebran (2015), Tardif (2002), dente outros. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva e explicativa. Para Silva & Menezes (2000, p.21) a pesquisa descritiva procura apontar as características da realidade de determinada população e de qualquer fenômeno/fato que instigue interesse ou demande de uma problemática a ser investigada e compreendida. Para dá categoria a este estudo, optou-se também por realizar um questionário para ser respondido pela professora regente da sala lucus do estágio por compreender que conforme apresenta Lakatos e Marconi (2002, p.201): o questionário “[...] é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.” Logo, este estágio trouxe sensações e interpretações distintas vivenciadas por cada sujeito estagiário, nessa perspectiva afirma-se que a experiência tanto observacional, quanto a prática, trouxe reflexões acerca de aspectos tanto positivos, quanto negativos, que regem as atitudes enquanto profissional em formação, reflexões que fazem repensar o papel de atuação na docência. Por fim, pode-se dizer que o questionário destinado a professora regente do lucus da pesquisa possibilitou fazer uma analogia dos saberes teóricos com a prática pedagógica dessa professora, bem como, fez refletir sobre a importância do estágio na formação do futuro professor para o desenvolvimento da epistemologia da práxis. Assim, se percebe que o estágio é um momento crucial na formação do professor, é a oportunidade de viver a realidade de sala de aula numa perspectiva epistemológica

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