A linguagem Scratch como suporte no aprendizado de conteúdos matemáticos no Ensino Fundamental maior

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

03-03-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NASCIMENTO, Miquéias Lisboa. A linguagem Scratch como suporte no aprendizado de conteúdos matemáticos no Ensino Fundamental maior. 2023. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6541. Acesso em:.
A pandemia global por Covid-19 provocou na sociedade contemporânea e principalmente no meio estudantil diversas sequelas comportamentais, que insurgem na adequação do ensino à realidade. Por isso, este trabalho discute sobre a necessidade de novas intervenções metodológicas para o ensino da Matemática uma vez que o principal objetivo do estudo foi demonstrar algumas contribuições que a linguagem de programação Scratch pode trazer ao aprendizado de conteúdos matemáticos no ensino fundamental maior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico cuja análise baseia-se no discurso construtivista de Jean Piaget e Seymour Papert, em que defende-se a ideia de que o aprendizado é mais significativo quando os agentes envolvidos nesse processo podem criar seus próprios mecanismos para tal. Destacamos uma sequência didática que demonstra como utilizar a linguagem de programação Scratch, sugerindo como tema a criação de jogos que abordam conteúdos matemáticos do sexto ao nono ano dando suporte a metodologia do professor no desenvolvimento do interesse do estudante pela disciplina de matemática e auxiliando-os a construírem juntos esse saber.

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com