Texto literário: importante ferramenta no ensino e aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita

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01-01-2017

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FONSECA, Tatyane dos Santos. Texto literário: importante ferramenta no ensino e aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita. Orientadora: Sara Concepción Chena Centurión. 2017. 25 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6381. Acesso em:.
Este estudo apresenta observações acerca das práticas e recursos adotados pelos professores no desenvolvimento das habilidades essenciais, leitura e escrita, correlacionado ao uso especificamente do texto literário, nas séries iniciais do ensino fundamental menor, partindo da problemática: se os docentes trabalham os textos literários explorando as suas mais diversas significações, possibilitando a realização de discussões e reflexões por parte dos estudantes acerca deles ou se apenas os utilizam para trabalhar certos conteúdos de gramática. Com o objetivo de possibilitar a percepção de que os textos literários são ferramentas de grande valia no ensino e aperfeiçoamento dessas habilidades essenciais. A pesquisa foi realizada com professores formados em Pedagogia, na turma de 2011 do PARFOR, por meio de um questionário aberto. O corpus coletado passou por uma análise descritiva. Constatou-se que, a partir da relação da leitura e o professor, dos recursos estimulantes e do trabalho em si que ele desenvolve, o domínio da definição de texto literário interfere na sua utilização assim como a falta de formação sobre esse tipo de texto interfere na desenvoltura da sua utilização em sala de aula, impossibilitando o aproveitamento de fato desse recurso que é considerado agradável e atrativo pelos alunos; muitas vezes não tão bem desfrutado no processo de ensino e desenvolvimento da leitura por conta também da formação deficitária recebida pelo professor. Utilizou-se na base teórica, além dos PCNs de Língua Portuguesa de 1997, os estudos de autores como: Antunes, Bragato, Koch e Elias, Lajolo e Zilberman, Samuel, Santos e Souza

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