Mapeamento das informações arquivísticas e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

19-10-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FEITOSA, Amanda Yvaloo Brasil. Mapeamento das informações arquivísticas e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal no contexto da pandemia de covid-19 no Brasil. Orientadora: Renata Lira Furtado. 2023. 38 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6347. Acesso em:.
Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, combinada à pesquisa bibliográfica e à pesquisa documental, com o objetivo de mapear as informações arquivísticas e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil. Identifica a incidência de processos de desinformação a partir de informações e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal, verificando como os sujeitos se apropriam, atribuem valores e disseminam essas informações. A pesquisa justifica-se pela relevância das discussões que aproximam a Arquivologia de temas emergentes como a Competência em Informação, a Competência Crítica em Informação e os estudos críticos em geral, considerando que tais estudos estão direcionados às questões sociais, históricas, econômicas, políticas e culturais, elementos essenciais quando se discute o acesso à informação - foco das ações arquivísticas. Informações e documentos arquivísticos governamentais podem se configurar como peças essenciais em processos de desinformação que não são manifestados apenas por meio de informações falsas, podem se configurar como distorções ou partes da verdade, informação descontextualizada, fragmentada, manipulada, retirada de sua historicidade, tendenciosa, que apaga a realidade, distorce, subtrai, rotula ou confunde (BRISOLA; BEZERRA, 2018, p. 3319). Diante do atual cenário político-econômico brasileiro e mundial, observa-se a criação, distorção e disseminação de informação, geralmente associada ao surgimento e ascensão de líderes e grupos com discursos antidemocráticos. Nessa perspectiva, é urgente aproximar as discussões arquivísticas a dos fenômenos informacionais e das alternativas que visam minimizar seus efeitos potencialmente prejudiciais no contexto da construção e preservação do patrimônio informacional (FURTADO; SANTOS; SANTOS, 2022). Portanto, a Competência em Informação é relevante tanto para os estudantes e profissionais da informação quanto para os cidadãos desenvolverem sua aprendizagem e senso crítico, a fim de compreender e interpretar as informações, independente do contexto em que elas sejam utilizadas.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI