Faculdade de Ciências Biológicas - FBIO/CBRAG

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Campus de Bragança / Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves Fax: (91)3425-1593 E-mail: bibbraganca@ufpa.br

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inventário preliminar da vegetação monocotiledônea urbana em diferentes habitats da cidade de Bragança, Pará, região costeira da Amazônia
    (2025-04-03) LIMA, Amanda Calandrine de; CARVALHO, Deiviane de Cássia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/4809196027290485; MEHLIG , Ulf; http://lattes.cnpq.br/5899434743926944
    As monocotiledôneas são um grupo de plantas angiospermas presentes nos mais variados habitats, especialmente em ambientes urbanos, onde a sua sobrevivência está diretamente relacionada a sua competitividade, produção e facilidade de dispersão de sementes e grande longevidade das sementes. A sua ocorrência e predominância é pouco conhecida na região costeira do Pará, devido ao baixo índice de estudos na área. À vista disso, o objetivo desse estudo foi realizar um inventário de espécies de monocotiledôneas dentro da área urbana de Bragança-PA. No total, foram coletados 124 indivíduos e 60 morfoespécies, distribuídas em 7 famílias, 29 gêneros e 29 espécies. Destas, 46 foram nativas e 12 naturalizadas. Foram identificados 8 microhabitats: beira de calçada, beira de rua, beira de canal, beira de vala, beira de rio, terreno alagado, terreno baldio e vala. As famílias com maior número de morfoespécies foram Poaceae (28) e Cyperaceae (22). Poaceae foram encontradas em 89% dos habitats e Cyperaceae em 78% dos habitats. Os microhabitats que mais registraram diferentes famílias foram: terreno alagado e terreno baldio, tendo registros 5 e 6 respectivamente das sete famílias amostradas. Dentro do microhabitat "terreno alagado, 33% das coletas feitas foram de Poaceae, enquanto as demais famílias (Amaryllidaceae, Costaceae, Cyperaceae e Zingiberaceae) contribuíram apenas em 17% das coletas. Em “Terreno baldio”, as maiores porcentagens de coletas foram Poaceae (55%) e Cyperaceae (36%). O trabalha destaca a relevância de mais pesquisas voltadas para a ecologia e manejo da vegetação espontânea, especialmente considerando o avanço da urbanização e seus efeitos sobre a biodiversidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vivências no Programa Residência Pedagógica e contribuições para a Formação Docente
    (2025-04-01) SANTOS, Beatriz de Oliveira dos; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    Este trabalho relata minha experiência como residente bolsista do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de compartilhar e analisar as vivências e concepções construídas ao longo desse processo, contribuindo para a formação docente. A experiência prática possibilitou um olhar aprofundado sobre a complexidade da profissão, destacando desafios como a gestão de sala de aula e a resolução de conflitos. A conclusão evidencia que a prática docente não apenas complementa os conhecimentos teóricos, mas também impulsiona um contínuo processo de crescimento profissional e pessoal. Além disso, ressalta-se que o Programa Residência Pedagógica vai além de uma experiência profissional, configurando-se como uma jornada de autodescoberta que fortalece o compromisso com a educação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendendo com a prática: como o Residência Pedagógica contribuiu para a minha formação docente
    (2025-04-01) SANTOS, Matheus Mendes dos; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O presente trabalho de conclusão de curso se constitui em um relato de experiência intitulado “Aprendendo com a Prática: como o Residência Pedagógica contribuiu para minha formação docente”. Nele, abordo uma das experiencias vividas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) núcleo E. E. E. F. M Prof.ª Yolanda Chaves, programa que tem como objetivo contribuir com a formação de professores e auxiliar em seu crescimento profissional. Desta forma, este trabalho tem como objetivo relatar atividades vividas no programa de Residência Pedagógica, os desafios enfrentados e os saberes adquiridos. Em destaque, está a aplicação e desenvolvimento do projeto “Descarte de medicamentos”, que tem seu objetivo voltado a compreensão dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de medicamentos, bem como abordar a temática da educação ambiental na educação básica. Além disso, cabe destacar a importância deste trabalho por trazer como temática a importância do Programa de Residência Pedagógica como impulso para a formação de professores, permitindo que graduandos de licenciatura tenham a real experiência do que é e como é ser docente na educação básica. A pesquisa relata o quão importante foi o PRP para meu crescimento profissional e desenvolvimento de melhores métodos pedagógicos de ensino, o que expandiu minha visão crítica como professor em formação. Portanto, este relato de experiência não tem apenas o intuito de descrever atividades realizadas no programa, mas também despertar em outros graduandos de licenciatura a importância da prática docente para a formação de cidadãos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências com atividades práticas no Programa de Residência Pedagógica: reflexões de uma professora em formação.
    (2025-04-01) FEITOSA, Luana Águeda Pantoja; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) e sua influência na formação docente. O PRP, uma iniciativa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), proporciona aos licenciandos um contato mais intenso com a realidade escolar, permitindo o desenvolvimento de habilidades e reflexões sobre a prática pedagógica. O trabalho foi realizado a partir da minha participação no programa, especificamente na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Prof. Bolívar Bordallo da Silva, em Bragança – PA, no qual atuei como residente durante o começo de novembro de 2022 até abril de 2024, resultando no total de 18 meses. O estudo destaca duas experiências pedagógicas marcantes: “a extração de DNA de frutas”, atividade prática desenvolvida em laboratório para aprofundar os conteúdos de genética; e a “nuvem de palavras”, metodologia participativa utilizada para avaliar os conhecimentos prévios e adquiridos pelos alunos sobre um determinado tema. Os resultados indicam que as atividades práticas desempenham um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem, estimulando o interesse dos alunos e tornando a construção do conhecimento mais significativa. Além disso, o seguinte trabalho evidencia a importância da experiência docente para a construção da identidade profissional do professor, reforçando a necessidade de práticas reflexivas e ativas no contexto educacional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experienciando a prática docente em Biologia por intermédio do estágio supervisionado: experiências e reflexões sobre a regência na educação básica
    (2025-04-02) SANTOS, Camila Cristina Pereira; MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; http://lattes.cnpq.br/0856668039889754; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    Este estudo tem como objetivo apresentar e refletir sobre a experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado no ensino médio para então compreender como se deu a participação, planejamento e a regência durante o processo. A escola provedora da nossa experiência durante o estágio foi a E.E.E.F.M Luiz Paulino Mártires, localizada no município de Bragança-PA, durante o período de agosto a novembro de 2024. Apresentaremos e discutiremos a abordagem do conteúdo Gametogênese desde a ideia inicial até a experiência de regência durante o estágio supervisionado na educação básica. Essa pesquisa abre a possibilidade de refletirmos e pensarmos os estágios supervisionados como espaço importante para produção de conhecimento e para que o licenciando vivencie a realidade da profissão, desenvolva e mobilize saberes que estão associados à prática pedagógica, levando o que aprendeu na universidade para a realidade da sala de aula. Finalizamos esta experiência compreendendo ainda mais a importância da inserção de nós, futuros professores, no ambiente escolar, onde tudo vai sendo construído aos poucos e cada vez que preparamos uma aula podemos refletir, descobrir e aprender algo novo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Que água nossas crianças estão consumindo?: avaliação da potabilidade da água de escolas do município de Bragança por meio de análises microbiológicas – Fase IV
    (2025-03-21) FERREIRA, Heloisa de Lima; SILVA, Simoni Santos da; http://lattes.cnpq.br/0818422393872186
    Acesso à saúde e saneamento básico são direitos fundamentais dos seres humanos, porém muitos países não fornecem tais condições básicas a todos os seus cidadãos, incluindo o Brasil. No que tange o acesso à água, cerca de 1,42 bilhão da população mundial não dispõe de água potável, e parte delas estão no Norte do Brasil, onde somente 55% da população consome água potável. Quanto ao saneamento básico, a situação no Norte é mais crítica pois apenas 10% dos efluentes são carreados por redes de esgotos e nem sempre são tratados antes de serem despejados em mananciais, provocando contaminação da água. Considerando que o consumo de água contaminada por efluentes não tratados é responsável por doenças de veiculação hídrica, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a potabilidade da água consumida em oito escolas do município de Bragança-PA, bem como as condições higiênico-sanitárias destes ambientes. Foram realizadas análises bimestrais de água nas oito escolas e através do método do número mais provável foi identificado, na maioria das instituições, a presença de coliformes totais e/ou termotolerantes, atestando que a população escolar de Bragança consumiu água não potável, em algum momento. Também foi identificado que todas as escolas despejam efluentes, sem tratamento, diretamente na rua ou no próprio terreno, o que pode culminar na contaminação do lençol de onde é retirada a água de consumo. Muitas escolas têm banheiros com problemas de infraestrutura, em alguns casos, sem portas, com falta de fechaduras funcionais e sem assentos sanitários. Também, na maioria das escolas não há papel higiênico nos banheiros e as pias não possuem sabão para higienização das mãos, o que pode ocasionar problemas à saúde dos estudantes. Portanto, sugerimos que há necessidade do tratamento da água de consumo e de melhorias das condições higiênico-sanitárias das escolas para garantir a saúde da comunidade escolar e reduzir o absenteísmo que prejudica o aprendizado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Chave interativa e ilustrada de identificação de famílias de adultos de Trichoptera, Kirby 1813 ocorrentes no Brasil
    (2025-04-02) SILVA, Deliane Freitas da; QUINTEIRO , Fábio Batagini; http://lattes.cnpq.br/1531054078905516
    A ordem Trichoptera é a maior ordem de insetos estritamente aquáticos e compreende cerca de 17.300 espécies no mundo. Na fase adulta, os Tricópteros são alados e possuem cerdas que cobrem praticamente todo o seu corpo, vivem em ambientes terrestres e assemelham-se a pequenas mariposas. No Brasil, há registro de aproximadamente 940 espécies de tricópteros, distribuídos em 16 famílias e 74 gêneros. Atualmente, existem poucas chaves de identificação de família para os adultos da ordem no Brasil, sendo que nenhuma delas é interativa. Isso limita drasticamente a identificação, principalmente porque as chaves dicotômicas tradicionais dependem de caracteres específicos, que podem estar danificados em muitos espécimes (e.g. antenas, palpos labiais e maxilares, esporões tibiais). Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma chave interativa e ilustrada de identificação de famílias de tricópteros adultos que têm ocorrência registrada no Brasil, utilizando a plataforma Xper3, o que permite mais fácil acesso e também a atualização da mesma. Foram fotografadas e editadas 13 estruturas diagnósticas, como venação das asas, palpos maxilares, olhos e ocelos, pernas, mesoscuto e mesoscutelo de representantes das famílias de Trichoptera com registro no Brasil, para upload na plataforma Xper3. Ainda, alguns caracteres cuja visualização é mais difícil, foram complementados com ilustrações. Com a disponibilização da chave online, espera-se que a identificação de famílias dessa ordem ocorra de uma maneira facilitada, principalmente para alunos de graduação e mesmo não-taxonomistas, cujo interesse pela ordem ainda é recente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inventário da fauna de besouros (Insecta: Coleoptera) atraídos por armadilha luminosa em área de manguezal na península de Ajuruteua, Bragança/PA
    (2025-03-31) PINHEIRO , Ângela dos Santos; QUINTEIRO, Fábio Batagini; http://lattes.cnpq.br/1531054078905516
    Manguezais são ecótonos intertidais localizados nas regiões costeiras, comuns em áreas tropicais e subtropicais, desempenhando funções ecológicas essenciais como fornecimento de habitat e alimento para uma infinidade de espécies, além de contribuir para a estabilização da costa, reduzindo o processo de erosão do solo e protegendo a região de fenômenos naturais. No Brasil, os manguezais ocupam aproximadamente 13 mil km² e são considerados ambientes dinâmicos e propícios para a sobrevivência de uma infinidade de organismos, dentre elas os insetos. Este, que é o grupo mais diverso do mundo, corresponde a 60% de todas as espécies registradas, e ocupam quase todos os nichos. Dentro da classe Insecta, a mais abundante e diversa ordem é Coleoptera, que são conhecidos popularmente como besouros. Sua principal característica é a presença de élitros (primeiro par de asas enrijecido) e o corpo altamente esclerotizado. Para a captura destes animais, existem vários modelos de armadilhas, dentre elas as de atração luminosa, que é muito eficiente, uma vez que vários grupos possuem fototaxia positiva. Apesar de sua importância ecológica e riqueza, o conhecimento sobre a diversidade de besouros noturnos, especialmente em ambientes como manguezais, ainda permanece com inúmeras lacunas. Assim, o objetivo do presente estudo é realizar um inventário da fauna de besouros de atividade noturna em quatro canais de maré na área de manguezal, na Península de Ajuruteua, em Bragança, no Pará, utilizando armadilhas de atração luminosa. Os resultados também foram comparados com estudos que utilizaram armadilhas luminosas em outros ecossistemas, sendo possível observar que a família Scarabaeidae esteve presente em parcela significativa dos ambientes analisados, possivelmente devido à sua alta facilidade de adaptação aos mais diversos habitats e hábitos alimentares. Foram realizadas análises estatísticas de diversidade, equitabilidade, dominância e similaridade para cada ponto de coleta, sendo uma para gêneros e outra para famílias. Através dessa pesquisa foram coletados 788 espécimes, identificados até os níveis de família e/ou gênero. As famílias que apresentaram maior abundância foi a família Curculionidae com 314 exemplares, seguido Staphylinidae com 225. As análises mostraram que cada ponto possui uma composição bastante diferente, apesar de fazerem parte do manguezal. Os resultados contribuem para o melhor conhecimento da fauna de besouros do manguezal de Ajuruteua e a continuação de trabalhos como esse se faz indispensável para ampliar o entendimento sobre a biodiversidade local.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Diversidade de monocotylidae (Platyhelminthes, Monopisthocotyla) parasitos de Styracura schmardae Werner, 1904 (Myliobatiformes: Potamotrygonidae, Styracurinae) de Belize, América Central
    (2025-04-01) LEITE, Júlia Fernanda Brito; DOMINGUES, Marcus Vinicius; http://lattes.cnpq.br/1305347413778843; https://orcid.org/0000-0002-1230-5464
    Potamotrygonocotyle Mayes, Brooks & Thorson, 1981 é um gênero da família Monocotylidae, que atualmente é composto por 12 espécies válidas descritas nas brânquias de arraias de água doce da família Potamotrygonidae, pertencentes aos gêneros Potamotrygon, Paratrygon e Heliotrygon, distribuídas em diferentes bacias hidrográficas da América do Sul. Neste estudo, é descrita uma nova espécie do gênero a partir das brânquias de Styracura schmardae, uma recém realocada espécie marinha para a família Potamotrygonidae, coletada na costa de Belize, América Central. Este é o primeiro registro de um Potamotrygonocotyle em ambiente marinho, sugerindo que a origem dessa linhagem parasitária pode anteceder a colonização de ambientes de água doce por seus hospedeiros, possivelmente durante incursões marinhas pretéritas na América do Sul. A nova espécie apresenta caracteres morfológicos diagnósticos que contribuem para o avanço do conhecimento taxonômico e evolutivo dos Monopisthocotyla associados aos Potamotrygonidae.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Marcadores mitocondriais para identificação da diversidade de Anostomidae
    (2025-03-31) NASCIMENTO, Bruna Gabriele Cardoso; VENEZA, Ivana Barbosa; http://lattes.cnpq.br/4570488200672692; https://orcid.org/0000-0002-3528-1290; GOMES, Grazielle Fernanda Evangelista; http://lattes.cnpq.br/5740656339448561; https://orcid.org/0000-0001-8898-0311
    A família Anostomidae, composta por peixes de água doce neotropicais, destaca-se pela sua diversidade e importância ecológica e econômica nas áreas onde ocorrem. No entanto, trata-se de um grupo controverso quanto à real diversidade registrada, relações filogenéticas complexas e identificação de espécies problemática. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar a eficiência de fragmentos mitocondriais para determinação de espécies de Anostomidae. Para isso, a pesquisa foi conduzida em dez localidades, onde foram amostrados 127 indivíduos, a partir dos quais foram amplificados fragmentos mitocondriais do gene Citocromo Oxidase C, Subunidade I (COI) e Região Controle (RC). Representantes de haplótipos de ambas as regiões genéticas estudadas foram confrontadas em bancos públicos de sequências, além da aplicação da identificação filogenética, baseada na topologia de cladogramas, auxiliada por identificação morfológica. Os resultados demonstraram que o gene COI apresentou limitações na distinção de espécies a partir das comparações em bancos públicos de sequências, o que foi indicado pela alta similaridade genética entre múltiplas espécies, algo corroborado pela Inferência Bayesiana desse fragmento, onde os clados não demonstraram arranjos indistintos a nível de espécie e gênero. Por outro lado, a análise filogenética baseada na RC revelou uma melhor resolução para a discriminação dos gêneros Leporinus, Megaleporinus e Schizodon, assim como para espécies, em conformidade com a identificação morfológica. No entanto, a escassez de sequências da RC em bancos públicos limitou sua aplicabilidade para identificação molecular de Anostomidae. Assim, o uso desse fragmento mitocondrial mostra-se promissor como alternativa, aliado à morfologia, para aprimorar a identificação e delimitação de anostomídeos, e dessa forma, pode contribuir com estudos taxonômicos e filogenéticos do grupo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Biologia: análise sobre a contextualização regional na Amazônia legal.
    (2025-04-03) SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055
    A formação continuada de professores é um processo indispensável para o bom desempenho docente, pois agrega possibilidades para melhorias na aprendizagem e a superação dos desafios educacionais contemporâneos. Considerando o papel dos Mestrados Profissionais na formação docente, esta pesquisa analisou os Produtos Educacionais (PE) em Ensino de Ciências e Biologia produzidos nos Programas de Mestrado Profissional da região da Amazônia legal, no período de 2014 a 2023, para verificar de que maneira os PEs abordam temáticas do contexto amazônico em suas propostas de ensino/formação, quais os focos temáticos e a articulação entre o nível de ensino e o conteúdo curricular. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualiquantitativa foi baseada nas três fases da Análise de Conteúdo: (i) a sistematização dos PEs identificados com base em doze descritores previamente definidos; (ii) a leitura analítica dos PEs que abordavam temáticas do contexto amazônico e (iii) a interpretação dos resultados e discussão com os referenciais teóricos. Os resultados da pesquisa revelaram que as instituições que possuem mais PEs que trabalham o contexto amazônico incorporam explicitamente essa abordagem em seus objetivos e linhas de pesquisa. Os temas predominantes em relação ao número de trabalhos incluem Educação ambiental, Fauna e Flora amazônica, Espaços não Formais e Metodologias de Ensino, reforçando a importância da contextualização para um ensino que faça sentido e valorize a cultura local, além da necessidade de mais incentivos para o desenvolvimento de pesquisas que abordem os saberes tradicionais e indígenas, necessários para uma educação decolonial e significativa na Amazônia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do mercado ao ensino: a importância das coleções zoológicas no ensino e conservação da Ictiofauna
    (2025-03-28) MIRANDA, Aline da Silva; LUTZ, Ítalo Antônio de Freitas; http://lattes.cnpq.br/9129676973207172; https://orcid.org/0000-0001-8664-6440; GOMES, Grazielle Fernanda Evangelista; http://lattes.cnpq.br/5740656339448561; https://orcid.org/0000-0001-8898-0311
    O município de Bragança, localizado na região costeira do Nordeste Paraense, destaca-se como um importante polo pesqueiro no Brasil. A atividade pesqueira, com destaque para a pesca artesanal e empresarial é essencial para a economia local, com cerca de 54% da população envolvida diretamente no setor pesqueiro. Os teleósteos representam as principais espécies comercializados, com a maioria sendo proveniente de habitats marinhos e/ou estuarinos. Além deles também são comercializadas diferentes espécies de elasmobrânquios. Essa rica diversidade de espécies de pescado faz parte do cotidiano de alunos por estarem inseridos nessa realidade do município. Nesse sentido as coleções zoológicas (CZ) podem desempenhar um papel significativo no campo científico, como recursos educacionais no processo de ensino aprendizagem, tanto para estudantes da educação básica, quanto para o nível superior, auxiliando na valorização da importância de preservação da biodiversidade. Com base nisso, o presente estudo teve como objetivo atualizar a Coleção Zoológica do Pescados (CZP) do Laboratório de Genética Aplicada (LAGA), baseada no levantamento da diversidade de peixes comercializada na Amazônia costeira, além de avaliar/validar sua eficiência como ferramenta de ensino na educação básica e superior, para o uso em aulas práticas, como como alternativas de ensino em sala de aula. A CZP, criada em 2016, no Instituto de Estudos Costeiros, da Universidade Federal do Pará (UFPA), é uma coleção temática que registra e armazena espécimes de pescado, especialmente os oriundos do comércio, em Bragança. Com mais de 410 espécimes catalogados, a CZP tem sido utilizada com êxito em atividades de ensino e extensão, beneficiando alunos de cursos de graduação e proporcionando uma base de dados atualizada sobre a diversidade de pescados da região. Além disso, tem contribuído para o estudo da ictiofauna local e para a conscientização sobre a conservação das espécies.
  • Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativoAcesso aberto (Open Access)
    O uso do jardim escolar para a construção de teia alimentar: experiências no ensino de ecologia
    (2025-02-10) TORRES , Milena Sousa; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O presente trabalho de Conclusão de Curso se constitui em um resumo expandido intitulado O USO DO JARDIM ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEIA ALIMENTAR: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ECOLOGIA, o qual foi apresentado no evento “II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e VI SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, que ocorreu de forma presencial nos dias 05 a 07 de novembro de 2024 em Castanhal-PA. A realização dessa atividade foi possível através do Programa Residência pedagógica (PRP), que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo principal a inserção de licenciandos para vivenciar à educação básica, assim como a contribuição na identidade profissional e a experiência precoce do discente no espaço escolar. Com isso, meu objetivo geral foi reforçar o meu desejo em poder contribuir com o aprendizado dos alunos na escola e aprimorar cada vez mais minha experiência em sala de aula, uma vez que esse processo, contribui bastante não apenas para o processo formativo, como também auxilia na identificação de outras vertentes educacionais. No contexto do programa, vivenciei etapas como a imersão no cotidiano escolar, a elaboração de planos de aula, materiais didáticos para utilizar nas aulas ou mesmo em ações; possibilitando assim, uma atuação em atividades de regência e intervenções pedagógicas em parceria com a professora preceptora; para posterior elaboração do relato de experiência, no intuído de produzir baseado na realidade dos alunos e dos acontecimentos cotidianos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Disciplinas e níveis escolares em Libras: uma proposta didática para aprendizagem na escola
    (2025-03-10) FONSECA, Maycon Expedito da Silva; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
    O presente relato de experiência apresenta uma sequencia didática desenvolvida para o ensino de Libras como L2 em uma escola pública em Bragança, Pará, sendo este trabalho um recorte das atividades desenvolvidas durante a disciplina Libras II do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. O objetivo desta proposta didática e trabalhar a aquisição de sinais do contexto escolar, neste caso disciplina e níveis de escolaridade em Libras a partir de contextos interacionais. Considerando tais aspectos os universitários elaboraram uma sequencia didática que continha um jogo da memória em Libras para promover a aprendizagem desse conteúdo com26 alunos do ensino fundamental. Os resultados mostraram uma evolução no desempenho dos alunos ao longo da atividade, indicando a eficácia da estratégia didática desenvolvida e aplicada. Conclui-se que a aplicação da sequência didática se mostrou eficiente na promoção da aprendizagem ampliando as oportunidades também de desenvolvimento do fazer docente e da adoção de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas na busca de fomentar um espaço escolar mais acessível e inclusivo para surdos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise comparativa e filogenética de mitogenomas de garoupas do atlântico (Perciformes; Epinephelidae)
    (2025-02-20) REIS, Glória Maria da Costa; SOUSA, Rodrigo Petry Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/0921857281639788; https://orcid.org/0000-0002-3626-4484; SOUZA, Marcelo Nazareno Vallinoto de; http://lattes.cnpq.br/9327173329561099
    Os peixes da família Epinephelidae, comumente conhecidos como garoupas, são espécies de grande importância ecológica e econômica, sendo relevantes tanto para a conservação marinha quanto para a pesca comercial. O estudo dos mitogenomas dessas espécies é essencial para entender a diversidade genética do grupo, assim como, evolução e adaptação destes aos diferentes ambientes marinhos. Nesse contexto, este estudo focou na análise dos mitogenomas das espécies Epinephelus morio (garoupa-vermelha) e Mycteroperca interstitialis (garoupa-deboca-amarela) da família Epinephelidae. Os mitogenomas sequenciados apresentaram comprimentos de 16.418pb e 17.455pb, respectivamente, e continham 37 genes mitocondriais, incluindo 13 genes codificadores de proteínas (PCGs), 22 tRNAs e 2 rRNAs, além de uma região de controle. A organização e a ordem gênica observadas são consistentes com o padrão encontrado em outras espécies da família e na maioria dos peixes teleósteos. Ambos os mitogenomas apresentaram uma composição de nucleotídeos semelhante, com variações pequenas nas proporções nucleotídicas. A análise do uso de códons e a estrutura dos genes mostraram semelhanças com outras espécies da família. A árvore filogenética gerada com base nos 13 genes codificadores de proteínas revelou relações próximas entre E. morio e outras espécies da mesma família, contudo, observam-se algumas incongruências nas relações entre gêneros, em virtude de arranjos com padrões parafiléticos de alguns grupos. Este estudo oferece uma base sólida em análises filogenéticas e destaca a importância de integrar dados moleculares para entender melhor as relações evolutivas entre as garoupas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Como a visualidade está sendo empregada no ensino de ciências e biologia? um estudo de caso nas escolas públicas de Bragança
    (2025-03-10) ALVES, Eva Maria Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
    Este trabalho teve como objetivo conhecer se os professores que atuam nas disciplinas de ciências e biologia utilizam recursos didáticos em um contexto multimodal, principalmente quando trabalham em turmas bilíngues com surdos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, abordando professores que atuam no ensino de ciências e biologia na educação básica do município de Bragança, Pará. O atual estudo registrou que os professores utilizam os seguintes recursos didáticos como: imagens em slides e textos reduzidos, maquete, as ilustrações do livro didático, fotografias, prancha ilustrada e a realidade aumentada. Assim, os resultados desse trabalho apontam para uma prática docente coerente, mas a presença da Libras nas escolas e a atuação de interpretes e tradutores é muito reduzida o que pode ser um elemento que desmotiva a participação mais efetiva dos surdos na escola, uma vez que, a situação de evasão é uma realidade na educação de surdos neste município.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Significado de pobreza menstrual no cotidiano da comunidade acadêmica no Campus de Bragança
    (2024-11-29) COSTA, Dhayna Cilene Fonseca; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603
    A pobreza menstrual é um problema social e de saúde pública que afeta quem menstrua, sobretudo em situações de vulnerabilidade social. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da pobreza menstrual na qualidade de vida da comunidade acadêmica do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) e do Campus de Bragança da UFPA, onde obtivemos 106 pessoas respondentes, garantindo uma ampla diversidade de idades, opiniões e situações socioeconômicas. Assim, por meio de questionários, foram identificados anseios, alusivos à falta de acesso individual ao produto menstrual, à infraestrutura inapropriada de higiene e ao impacto no desempenho educacional e saúde mental. Portanto, a distribuição gratuita de absorventes e ensino menstrual são políticas públicas e práticas institucionais pertinentes. A presença destas medidas contribui para a promoção da igualdade de género e da melhoria de condições de saúde e bem-estar da comunidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diversidade de abelhas (Hymenoptera: Apoidea) em área de parque urbano no município de Bragança, Pará.
    (2024-03-15) OLIVEIRA, José Vinícius Alves de; QUINTEIRO, Fábio Batagini; http://lattes.cnpq.br/1531054078905516
    As abelhas, como são conhecidos alguns Hymenoptera da superfamília Apoidea que se especializaram na coleta de pólen, são um dos grupos de insetos mais importantes para o processo de polinização em plantas nativas e em plantações industriais. As abelhas estão presentes em quase todos os continentes e fazem parte de uma ordem com mais de 150.000 espécies descritas. No Pará, há pouco menos de 500 espécies de abelhas descritas, e em áreas degradas é muito comum o uso de abelhas para a reconstrução de paisagens. O dano a esses organismos, causando um declínio nas populações de abelhas no mundo, impacta diretamente a reprodução de plantas nativas, o estudo sobre populações, diversidade e como alguns fenômenos naturais (estiagens e sazonalidade na floração) ou de origem antrópica (queimadas, poluição e controle de pestes com agrotóxicos) afetam as mesmas. Esse dano pode acontecer de inúmeras maneiras, mas a perda de hábitat e o uso de pesticidas são as mais comuns. Mesmo em áreas de mata urbana, esses organismos estão presentes e, frequentemente, sob forte pressão antrópica. Com isso, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto de incêndios na diversidade de abelhas em um ambiente de mata urbana no município de Bragança (PA). A área em questão é destinada à construção de uma APA como Parque Ambiental. Foram coletados 200 indivíduos de 39 espécies. Apesar de pequena, a área apresenta uma ampla diversidade, inclusive com espécies raras. Epanthidium tigrinum, Exomalopsis (Phanomalopsis) sp., Melitoma danunciae, Melitomella sp., Megachile verrucosa, e Plebeia aff. flavocincta representam novos registros para o estado. Uma espécie de Trigona é dada como possível nova espécie. O registro de Tropidopedia punctifrons, espécie típica de Cerrado, indica a presença de ilhas de savana na região bragantina. Os resultados nos alertam para a necessidade de mais estudos na área e da conservação de áreas florestais urbanas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Influência da água salinizada e densidade de estocagem na larvicultura do peixe ornamental amazônico Laetacara curviceps (AHL, 1924)
    (2024-02-09) SILVA, Ivina Costa e; MARQUES, Matheus Henrique Correa; http://lattes.cnpq.br/0276594878050799; CAMPELO, Daniel Abreu Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/2787760801666473; https://orcid.org/0000-0001-9204-3566
    O Laetacara curviceps, popularmente conhecido como acará curviceps, é um peixe nativo da América do Sul, especificamente da região Amazônica. Apesar de sua importância na indústria aquarista, a criação em cativeiro dessa espécie ainda carece de informações, sendo o mercado predominantemente abastecido pelo extrativismo de indivíduos no ambiente natural. O presente estudo buscou avaliar a influência da densidade de estocagem e salinidade da água durante a larvicultura do acará curviceps. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Piscicultura (LAPIS/UFPA) por 15 dias em laboratório, foram utilizadas 525 pós-larvas de acará curviceps, com sete dias após eclosão, provenientes de reprodução natural. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, esquema fatorial 5x3, sendo avaliado cinco salinidades da água (0, 2, 4, 6 e 8 g L-1 ) e três densidades de estocagem (5, 10 e 20 pós-larvas L -1 ), totalizando 15 tratamentos e três repetições. Os peixes foram distribuídos aletoriamente em 45 aquários com volume útil de um litro de água, com aeração constante e mantido sob fotoperíodo de 12/12h claro/escuro. As pós-larvas foram alimentadas com 250 náuplios de artêmia pós-larvas-1 dia-1 , divididos em quatro alimentações ao dia. Os resultados indicaram que a salinidade de 8 g L-1 foi tóxica para as pós-larvas, levando à mortalidade total das mesmas. A salinidade de 2 g L-1 proporcionou o melhor desempenho produtivo das pós-larvas. Este cenário resultou em maior comprimento, ganho de peso, taxa de crescimento especifica e taxa de sobrevivência. A uniformidade do lote para comprimento e peso não foi afetada significativamente pelas diferentes salinidades. As densidades de estocagem avaliadas não afetaram significativamente o desempenho dos peixes. Porém, foi observado interação entre a salinidade da água e a densidade de estocagem para os parâmetros de peso final, ganho de peso e taxa de crescimento específico para peso. Diante do exposto, conclui-se que a água salinizada a 2 g L-1 , em conjunto com densidades de estocagem de 10 a 20 pós-larvas L-1 , otimiza o desempenho produtivo das pós-larvas de acará curviceps. A redução do estresse osmótico e o aumento da disponibilidade de energia para o crescimento foram identificados como os possíveis fatores que contribuirão para os resultados positivos. Essas descobertas têm implicações práticas significativas para a larvicultura sustentável e eficiente do acará curviceps, promovendo práticas que minimizam os impactos ambientais e maximizam a produção de peixes ornamentais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo sobre Educação Ambiental Diferenciada na comunidade quilombola do Campo Novo, Tracuateua-Pa
    (2023-12-08) ROSA, Maria Tatiane Araújo da; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855
    A Educação Ambiental Crítica visa transformar pensamentos, através do engajamento na forma de atitudes e ações, que integrem a construção de outro padrão de sociedade. Ela é culturalmente diferenciada quando planejada em perspectiva intercultural, sendo executada para e com povos indígenas, quilombolas e/ou comunidades tradicionais. O presente trabalho teve sua base teórica e epistemológica construída a partir da análise de material bibliográfico, para então se desenvolver uma pesquisa com gestores e professores das três escolas que atendem à Comunidade Quilombola Campo Novo, Tracuateua – PA. Foram realizadas entrevistas com eles, além de se ter analisado os PPPs das mesmas instituições de ensino. Adicionalmente, fez-se um estudo em torno do Projeto Farinha sem Lenha, que faz uso de biogás para a fabricação de farinha na comunidade. Os gestores e professores demonstraram interesse em participar de atividades interativas entre escola e comunidade. Então, se planejou uma sequência didática envolvendo o processo do biogás e a produção de energia por ação de microrganismos. Considera-se que, com a continuidade do Plano de Ação, que nasce do presente trabalho, poderá haver de fato ressignificação de ideias e valores, fortalecendo elos dos alunos com a Comunidade Quilombola.