O pacto nacional pela idade certa e a expectativa de superação das dificuldades de leitura no 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola do campo em Inhangapi (PA)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

20-10-2018

Orientador(es)

BANDEIRA, Sérgio LattesORCID

Título(s) alternativo(s)

The national pact for the right age and the expectation of overcoming reading difficulties in the 1st cycle of elementary school in a rural school in Inhangapi (PA)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PAIVA, Luciana Rodrigues de. O pacto nacional pela idade certa e a expectativa de superação das dificuldades de leitura no 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola do campo em Inhangapi (PA). 2018. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2651. Acesso em:.
O presente trabalho parte de uma inquietação de vivencia cotidiana docente com necessidade de compreender melhor a relação sócio educacional que se estabelece no 1º ciclo do fundamental visando aprimorar e aperfeiçoar a prática pedagógica nas classes multisseriadas no município de Inhangapi, nordeste do Pará. Tem como problema: Quais as estratégias desenvolvidas pelo PNAIC para superar as dificuldades de leitura dos alunos do 1º ciclo de classe multisseriada em uma escola do campo no município de Inhangapi? O objetivo geral é discutir como as estratégias desenvolvidas pelo PNAIC estão contribuindo para superar as dificuldades de leitura de alunos de classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi. Os objetivos específicos são: caracterizar o quadro educacional do município de Inhangapi e suas implicações em escolas do campo de classes multisseriadas; compreender as estratégias do PNAIC para a superação das dificuldades no processo de apropriação da leitura em classes multisseriadas de Inhangapi/PA e analisar a relação entre as proposições do PNAIC e as dificuldades apontadas pelos professores de classes multisseriadas em Inhangapi/PA. Buscou-se fundamentação metodológica na pesquisa qualitativa e o instrumento metodológico escolhido para a efetivação do trabalho de campo foi à observação in loco mediante questionário proposto, a qual foi analisada a partir do diálogo com alguns teóricos como: Brasil mediante os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012a, 2012b, 2014); Hage (2010); Ibernón (2009); Freire (1987,1996, 2018), Rosa (2008), dentre outros. Os sujeitos envolvidos foram três servidores da rede pública sendo duas professoras de classe multisseriada e uma coordenadora pedagógica. Diante dos resultados obtidos percebe-se que o PNAIC faz parte do cotidiano educacional das escolas com classes multisseriadas, porém, não é praticado com eficácia devido a fatores diversos como falta de material didático, acompanhamento pedagógico, formação continuada, dentre outros.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI