A articulação docente na valorização dos conhecimentos prévios: uma abordagem a partir das contribuições de Piaget, Ausubel e Freire

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

28-12-2018

Título(s) alternativo(s)

The teaching articulation in the valorization of the previous knowledge: an approach from the contributions of Piaget, Ausubel and Freire

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GUIMARÃES, Maria do Socorro da Silva. A articulação docente na valorização dos conhecimentos prévios: uma abordagem a partir das contribuições de Piaget, Ausubel e Freire. 2018. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2636. Acesso em:.
A presente pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso e visa investigar as contribuições de Piaget, Ausubel e Freire na construção do conhecimento advindo da escola, a partir da valorização dos conhecimentos prévios bem articulados pelos docentes. Discuti como se dá essa construção na visão desses autores e qual o papel do professor nesse processo. Serão também apontadas algumas diferenças entre o ensino tradicional e o ensino construtivista, analisando alguns contrapontos estabelecidos durante a pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental no município de São Francisco do Pará. Optou-se pela abordagem qualitativa e tem como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como resultado, destaca-se: que os professores precisam articular melhor tais conhecimentos em seus planejamentos para uma aprendizagem significativa dos alunos, apesar de saberem de sua importância.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI