A relação campo-cidade: reflexões acerca do percurso escolar e de vida de estudantes, Acará, PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

08-10-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

OLIVEIRA, Vanessa Rosa de. A relação campo-cidade: reflexões acerca do percurso escolar e de vida de estudantes, Acará, PA. Orientadora: Eliana Pojo Toutonge. 2019. 60 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2624. Acesso em:.
O presente estudo teve como objetivos: mapear as noções/visões dos alunos a respeito das relações campo-cidade, do espaço rural e urbano, retratar as dinâmicas interativas que se processam durante os percursos casa-escola e escola-casa que marcam suas trajetórias de vidas e a escolar de estudantes, no intuito de uma reflexão mais fundamentada sobre essas categorias. Como metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, tomando observações no lócus da pesquisa, utilizando-se para a recolha de dados: a entrevista com três alunas, conversas informais com moradores da comunidade Igreja Nova Glória e, substancialmente a vivência das viagens na lancha escolar fazendo o trajeto casa-escola e escola-casa. Aponta-se como possíveis resultados, que durante tal deslocamento ocorre não somente o ir e vir até a escola, mas ocorre processos de convívios, aprendizados, trocas, ocorre a organização das rotinas de seus pais/responsáveis e dos alunos levando em conta o horário da lancha escolar. Em suma, no precesso de ir e vir entre o campo e a cidade pelo percurso escolar diário os estudantes tem a oportunidade de terem outras visões (educativas) dessas relações, que passam entre outras questões pela construção identitária que são estabelecidas durante o tempo que convivem, dentro da embarcação, inclusive com destaque aos relacionamentos que se dão com alunos residentes da cidade, com professores, com o condutor da lancha etc. Os estudantes aprendem uma forma de se relacionarem nos diferentes espaços, forma esta que se materializa em seu cotidiano, sem contar que seus próprios familiares transitam e se relacionam nos diferentes espaços, campo e cidade.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção