Os desafios da educação especial sob a ótica do Plano Nacional de Educação 2014/2024

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24-08-2018

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BRIGIDA, Sara Soares de Santa. Os desafios da educação especial sob a ótica do Plano Nacional de Educação 2014/2024. Orientador: Genylton Odilon Rêgo da Rocha. 2019. 48 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2590. Acesso em:.
O tema norteador da presente monografia é a Educação Especial e seus desafios, pois entendemos que a escola tem a função social de promover a educação formal dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, podendo ainda ser substitutivo à educação regular. Desse modo, o objetivo geral do trabalho foi analisar as estratégias contidas na meta 4 previstas no Plano Nacional da Educação 2014/2024 sob à ótica da Educação Especial. Para elaboração da pesquisa foi utilizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental, tendo em vista a consecução do objetivo geral do presente estudo. Caracterizei historicamente a questão da educação especial no Brasil e o tratamento dado pela legislação ao longo do tempo. Apresentei, também, os aspectos relacionados com as metas e estratégias elencadas no PNE 2014-2024. A literatura pesquisada me permitiu concluir que a educação especial é uma mudança de paradigma que envolve ações políticas, sociais e pedagógicas, valorizando a diversidade, e, fundamentalmente, trazendo mudanças estruturais para o contexto escolar, tanto nos profissionais como nos processos. Por fim, entendemos que este estudo é apenas uma pequena contribuição frente ao grande desafio da comunidade acadêmica, profissionais da educação e das políticas públicas em trazer soluções tangíveis no sentido de implementar de forma global a escolarização estudantes com necessidades especiais, entretanto, achamos mais importante foi o fato de problematizarmos todo esse discurso que vem preconizado no PNE 2014-2024 na busca do reconhecimento e na garantia das conquistas históricas dos movimentos sociais e dos direitos humanos.

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