A sala de aula na educação infantil como elemento norteador do processo ensino aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

10-11-2018

Título(s) alternativo(s)

The classroom in early childhood education as a guiding element of the teaching-learning process

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Edilena Silva dos. A sala de aula na educação infantil como elemento norteador do processo ensino aprendizagem. 2018. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2584. Acesso em:.
Este trabalho discute a temática: A Sala de Aula na Educação Infantil como Elemento Norteador do Processo Ensino Aprendizagem, o mesmo tem como objetivo geral realizar uma análise acerca da sala de aula na Educação Infantil como elemento norteador do processo ensino aprendizagem, este trás como objetivos específicos: investigar a importância da organização didático pedagógica da sala de aula na Educação Infantil; e verificar o espaço físico da sala de aula enquanto ambiente estimulador da aprendizagem. Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se por uma metodologia qualitativa com aplicação de entrevista semiestruturada com quatro professoras da Unidade Municipal de Educação Infantil Kimie Ohaze localizada no município de Santarém Novo-PA. Como fundamento teórico trouxemos autores relevantes da área como Kuhmann Jr, Kramer, Horn, Zabalza, Filgueiras e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEIs, entre outros. O texto aborda questões sobre a Educação Infantil na história perpassando por discussões acerca das DCNEIs, elementos que norteiam a sala de aula e a organização deste espaço. Os resultados alcançados apontam que há compreensão por parte das educadoras sobre a importância da organização do espaço sala e que as mesmas fazem uso e organizam os diversos elementos que compõem a sala, para que a aula seja significativa para as crianças. Entretanto considera-se necessário pesquisas com esta mesma temática em escolas com perfis diferenciados e o uso dos diversos espaços nas escolas de Educação Infantil.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI