A gestão escolar democrática no município de Acará: processos e práticas em escola de ensino fundamental

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10-09-2019

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BRAGA, Simone Medeiros. A gestão escolar democrática no município de Acará: processos e práticas em escola de ensino fundamental. Orientadora: Dinair Leal da Hora. 2019. 81 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2498. Acesso em:.
Este trabalho de conclusão de curso trouxe como objetivo averiguar os modelos de gestão escolar que permeiam o sistema municipal de Acará-PA, especificamente como é realizada a gestão dentro da escola em foco (Pinto Marques), e como essa gestão garante a aprendizagem nesse ambiente. Com isso, por meio de um estudo de caso fundamentado em análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas, verificou-se como são organizadas e executadas a gestão escolar e garantida a gestão democrática no município, no Sistema Municipal de Educação (SME) pela análise dos documentos como: (PME, CME), e também do órgão fiscalizador – Fórum Municipal de Educação – a gestão democrática é assegurada, porém o que identificamos é que na prática não ocorre da mesma maneira, em relação a forma de gestão exercida na escola de ensino fundamental Pinto Marques, sua prática é voltada, predominantemente, para o autoritarismo, embora a visão da direção garanta que a gestão ali desenvolvida seja democrática, nesse sentido a melhoria da aprendizagem na escola não acontece, pois não é garantida uma inter-relação saudável que ajude no empenho e na busca dessa melhoria.

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