Educação do campo e movimentos sociais: a interface do ensino entre campo e cidade, um estudo de caso na ilha do Arumanduba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

08-07-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FERREIRA, Thayres André. Educação do campo e movimentos sociais: a interface do ensino entre campo e cidade, um estudo de caso na ilha do Arumanduba. Orientadora: Deusa Maria de Sousa. 2019. 41 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2449. Acesso em:.
A presente pesquisa se pauta em analisar como se dá o processo educacional na Escola Nossa Senhora da Paz, objetivando compreender e demonstrar a pertinência social e acadêmica da pesquisa ao desvelar os fatores que podem ser um dos determinantes para contribuir para o índice de migração dos alunos das escolas do campo para escolas urbanas. O estudo de caso apresentado nesta pesquisa se deu por meio de entrevistas de professores, alunos e ex-alunos da referida escola, localizada na zona rural do município de Abaetetuba. As contribuições de Hage (2005), Molina (2017), Arroyo (2007) e Freire (2005), entre outros autores, foram fundamentais para as discussões acerca da educação no campo com um currículo educacional que promova o próprio indivíduo. Diante das devidas reflexões, consideramos que a permanência e um futuro educacional na zona rural dependem de melhorias no sistema como um todo, visando, dessa forma que os alunos dessas localidades não precisem recorrer às escolas urbanas para terem seu direito à educação de qualidade.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI