Alfabetização e letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá

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Data

30-11-2018

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Literacy and literacy of students with Down syndrome: a look from the parents of a public school in Santo Antônio do Tauá

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SOUSA, Genygleice Santos de. Alfabetização e letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá. 2018. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2346. Acesso em:.
Este trabalho teve como tema “Alfabetização e Letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar, segundo o discurso dos pais de alunos portadores da Síndrome de Down, se durante o processo de alfabetização e letramento esses estudantes tem obtido êxito social e na aprendizagem na escola. Como objetivos específicos: Avaliar, no relato dos pais sujeitos de nossa pesquisa, se os procedimentos metodológicos postulados por eles são compatíveis para serem desenvolvidos com os alunos portadores da Síndrome de Down; Discutir o processo de alfabetização e letramento de alunos com Síndrome de Down, com base no trabalho de autores da área da educação inclusiva; Verificar se os pais dos alunos enfrentam algum problema com algum dos profissional que trabalham na escola? A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, de campo. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou questionários, aplicado a 03 (três) pais de alunos Down, em uma entrevista semiestruturada. Os autores foram: Goulart (2005/2006), Kleiman (2008), Machado (2011), Mantoan (2003/20052006), Rodrigues (2006), Mazzotta (2011), Motta (2009), Sassaki (2010), Soares (2004/2008/2009/2010), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a temática. Conclui-se com a pesquisa que sujeitos que afirmam que com o uso de atividades práticas de caráter lúdico, estimulam o gosto do aluno pela aprendizagem e automaticamente para a sua alfabetização, que pode ser explorada por maior parte dos sentidos sensoriais, e ao mesmo tempo, tornar maior a porta de entrada do mundo exterior, facilitando a interpretação do cérebro no processo cognitivo do Down.

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