Desafios e perspectivas dos educandos e de seus familiares no processo de mudança da escola do campo para a escola da cidade em Abaetetuba-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

08-07-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GONÇALVES, Valdicéia dos Santos. Desafios e perspectivas dos educandos e de seus familiares no processo de mudança da escola do campo para a escola da cidade em Abaetetuba-PA. Orientadora: Magda Franciane Nascimento Alexandre. 2019. 66 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba/Pa, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2319. Acesso em:.
A maioria das escolas do campo do município de Abaetetuba, principalmente da zona rural estradas e ramais só oferecem escolarização apenas para as séries iniciais do ensino fundamental. Dessa forma os estudantes do campo precisam migrar para a cidade para continuar seus estudos. Mediante isso, o objetivo deste trabalho foi: analisar os desafios e perspectivas das famílias e dos educandos em relação a saída da Escola do Campo e a inclusão em uma nova realidade socio-educacional. Os processos metodológicos constituíram-se além dos referenciais teóricos em uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com quarenta pessoas (25 educandos, 10 pais e 5 funcionários) em cinco escolas de quatro comunidades do campo do município de Abaetetuba, Pará, Brasil. Observou-se que os educandos enfrentam muitas dificuldades para continuar seus estudos, quais sejam: com transporte, com os ramais, financeiras, com as disciplinas, conteúdo, falta ou mínima destinação de recursos e dificuldades nas estruturas físicas das escolas, entre outras. A pesquisa aponta que, se houvesse possibilidades os estudantes e suas famílias preferiam que as escolas das comunidades ofertassem todas as séries. Assim, é necessário que se tenha maior atenção dos governos no que tange a oferta escolarização, e de uma educação voltada para a realidade do campo.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI