O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

15-03-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CASTRO, Silvia Margareth dos Santos. O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2019. 78 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2258. Acesso em:.
Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção de histórias em quadrinhos-HQ com lendas e mitos amazônicos, especialmente do município de Muaná-Pa, como ferramenta indispensável no processo de letramento dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Para isso foi escolhida uma escola localizada na área ribeirinha do referido município, a qual trabalha com ensino fundamental. O trabalho está desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área, aplicação de questionários aos alunos e professor e um plano de intervenção realizada na turma. A utilização das HQ permite que o aluno compreenda e interprete de forma autônoma os textos lidos, produzidos por eles mesmos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, é oferecido aos professores meios concretos de realizarem atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura e escrita via letramento dentro do contexto amazônico.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI