Pensado a salvaguarda patrimonial a partir da análise do discurso dos relatórios municipais de Antônio Lemos (1897-1902): um olhar museológico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

09-01-2015

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CORRÊA, Luis Filipe Mosqueira. Pensado a salvaguarda patrimonial a partir da análise do discurso dos relatórios municipais de Antônio Lemos (1897-1902): um olhar museológico. Orientadora: Flávia Olegário Palácios. 2014. 55 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2232. Acesso em:.
O presente trabalho traz uma abordagem sobre o discurso do monumento histórico e a memória durante o período conhecido por Belle Époque na cidade de Belém. Partindo da hipótese de que esse discurso pretérito teria em seu fundo a noção de herança que em parte constitui a noção atual de patrimônio cultural – e também de preservação – e utilizando-se da metodologia da Análise do Discurso, são empregados os relatórios municipais (1897-1902) de Antônio Lemos para discutir a trajetória de desenvolvimento das ideias do patrimônio cultural e sua salvaguarda, tentando-se articular a salvaguarda do patrimônio cultural dentro e fora dos museus.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção