Inferências moleculares em Anableps anableps (Linnaeus, 1758) provenientes da região de Breves, Ilha de Marajó Breves-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

19-12-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

RODRIGUES, Alan Erik Souza. Inferências moleculares em Anableps anableps (Linnaeus, 1758) provenientes da região de Breves, Ilha de Marajó Breves-PA. Orientador: João Bráullio de Luna Sales. 2018. 30 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/9115. Acesso em: .
O correto conhecimento sobre a diversidade ictiologia da região Sul Ocidental do Atlântico ainda aparece como um desafio aos ictiólogos, em especial de regiões extensas e de difícil acesso como a região inserida na Ilha de Marajó. Grupos de peixes que apresentam ainda uma baixa capacidade de dispersão, associada a estilo de vida estuarino-residentes, podem muitas vezes esconder uma diversidade críptica ainda não inferida por métodos de sistemática tradicionais, como o caso da espécie Anableps anableps, conhecida como tralhoto. Nos últimos anos, o surgimento de ferramentas moleculares tem auxiliado na resolução de problemas acerca de fauna não descrita, em especial para grupos de peixes com morfologia conservada, provando-se uma ferramenta útil em estudos evolutivos e sistemáticos. O presente estudo tem como objetivo, caracterizar geneticamente a linhagem de A. anableps provenientes do Rio Tajapuru, na Cidade de Breves, Ilha de Marajó, através do gene mitocondrial Citocromo Oxidase, Subunidade I. Adicionalmente a estes indivíduos, foram baixadas sequencias disponíveis no portal GenBank e implementadas no banco de dados do presente estudo. Os resultados indicam a provável presença de linhagens novas de A. anableps na região do Rio Itapecuru no Maranhão, bem como no Rio Tajapuru em Breves. Os eventos do Plesitoceno podem ser os responsáveis pelo isolamento destas linhagens presentes nos rios interiores em relação as linhagens litorâneas encontradas em estudos anteriores, fato este reforçado pela característica biológica da espécie como baixa capacidade dispersiva.

CNPq

CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA::GENETICA ANIMAL

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibibreves@ufpa.br