Análise do método de ensino dos professores de língua portuguesa na escola Daniel Berg em Vitória do Xingu/Pa durante a pandemia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

17-11-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

Souza, Otávio Barros de. Análise do método de ensino dos professores de língua portuguesa na escola Daniel Berg em Vitória do Xingu/Pa durante a pandemia. Orientador: Paulo Jorge de Morais Ferreira. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8943. Acesso em:.
Este trabalho tem como finalidade analisar e mostrar como foram desenvolvidas as atividades e quais os formatos de ensino que foram utilizados pelos professores de língua portuguesa da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Daniel Berg, durante a pandemia de COVID-19, no ano de 2021. O estudo consiste numa pesquisa exploratória, qualitativa, de caráter bibliográfico e de pesquisa de campo. Realizou-se levantamento amplo do histórico da educação do município de Vitória do Xingu/PA, enfatizando o desenvolvimento educacional da comunidade escolar em estudo. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários para alunos e professores de Língua portuguesa, que foram elaborados com o intuito de extrair o máximo de informações sobre o método de ensino trabalhado durante a pandemia. Após a análise dos questionários, pudemos observar o pragmatismo nas respostas dos alunos e o quão desafiador e inovador foi, nas perspectivas dos professores, aplicar estas novas metodologias de ensino-aprendizagem durante a pandemia. Portanto, conclui-se que mesmo que o município tenha investido em material escrito e elaboração de cadernos de atividades, ao analisarmos as repostas dos discentes e docentes, concluímos que o desempenho educacional, em práticas de leitura, interpretação de texto e atividades de escrita, foi afetado de maneira negativa durante este período.

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br