Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CALTA

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Literatura e história: a miscigenação na Amazônia na obra “Como se faz um guerrilheiro”, de Benedicto Monteiro
    (2025-09-18) LIMA, Débora Hévem da Silva; SANTOS, Válber Silva dos; SILVA, Adelson Luiz Bayma da; http://lattes.cnpq.br/5205331594986783
    Este artigo analisa a temática da miscigenação na Amazônia a partir do personagem ribeirinho Miguel dos Santos Prazeres, na obra Como se faz um guerrilheiro, de Benedicto Monteiro, com base na Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (2005) e em autores como Monteiro (1995), Resstel (2015), Souza (2001), Bueno (2012), Silva (2014), entre outros. O objetivo é de verificar a conexão de significados entre a narrativa e a interpretação do leitor acerca dos fatos para compreender de que modo esses elementos da semiótica contribuem para uma reflexão sobre a miscigenação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a fala do narrador-personagem possui significação própria, independente do fato descrito, o que demonstra a relevância do que é dito. Destacam-se a perspicácia do personagem e o simbolismo da linguagem. O estudo busca colaborar com os leitores e a comunidade em geral interessados na valorização do aspecto literário quanto à interpretação de narrativas acerca da formação da população amazônida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Vozes dialógicas em a Revolução dos bichos de George Orwell: leitura, discurso e educação no ensino de literatura
    (2025-09-18) LEAL, Junior Gomes ; SILVA, Willian Ferraz da; SILVA, Adelson Luiz Bayma da; http://lattes.cnpq.br/5205331594986783
    Este artigo, decorrente de um Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta proposições didático-pedagógicas acerca das vozes e discursos presentes no clássico literário universal A Revolução dos Bichos, de George Orwell (1945), no que tange ao ensino de literatura e suas possibilidades de aplicação em turmas do Ensino Médio de escolas públicas na Amazônia, em sua diversidade sociocultural e linguística. Com enfoque na formação de leitores críticos sobre suas realidades, este trabalho reflete nas práticas de leitura literária a partir da Análise do Discurso, com vista a uma análise materialista das relações de poder e dominação, articuladas às realidades cotidianas do alunado, atravessadas por marcadores como gênero, raça e classe. Neste sentido, a pesquisa segue orientações teórico-metodológicas de natureza qualitativa e interpretativa, fundamentadas em revisão bibliográfica e análise discursiva de trechos selecionados da obra, articulando aspectos das camadas críticas e enunciativas do gênero fábula. A escolha por essa temática revela-se fundamental diante da precariedade do ensino-aprendizagem de textos literários em escolas públicas. A abordagem pedagógica proposta, com base nesta obra, oportuniza o desenvolvimento de uma formação crítica e política por meio de uma leitura engajada, frente às alegorias da obra, que representam, de forma figurada, realidades e situações cotidianas no espaço-tempo escolar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dom Quixote à Brasileira: proposta de ensino de literatura a partir do romance Triste fim de Policarpo Quaresma pelo viés da intertextualidade e literatura comparada
    (2025-09-03) FARIAS, Débora dos Santos; COSTA, Elisa Augusta Lopes; http://lattes.cnpq.br/3621714095026286
    O presente trabalho propõe uma abordagem didática para o ensino de literatura no Ensino Médio por meio da leitura intertextual e comparativa entre os romances Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. Partindo da constatação de que o ensino de literatura nas escolas ainda é marcado por práticas tradicionais, que dificultam a fruição estética e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, busca-se fomentar o letramento literário por meio da intertextualidade temática e da literatura comparada. A fundamentação teórica se apoia em autores como Rildo Cosson, Julia Kristeva, Mikhail Bakhtin e Ingedore Koch, que defendem a leitura como prática social e o texto literário como espaço de múltiplas vozes. A Sequência Didática proposta teve como objetivos romper com modelos tecnicistas de ensino de literatura e, por meio da comparação entre os protagonistas idealistas Policarpo Quaresma e Dom Quixote, promover a leitura crítica e significativa. Essa abordagem aproxima os alunos da literatura clássica e incentiva a reflexão sobre temas atemporais, como utopia, identidade nacional e crítica social.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre normas e realidade: desafios e perspectivas para uma educação inclusiva em Altamira-Pa
    (2025-08-25) PORTELA, Denise Oliveira; MONTEIRO, Jeane Alves; COSTA, Elisa Augusta Lopes; http://lattes.cnpq.br/3621714095026286
    A educação inclusiva é um direito fundamental, reconhecido por normas como a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 2006)e a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 - Lei da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015). A pesquisa Entre Normas e Realidade: Desafios e Perspectivas para uma Educação Inclusiva em Altamira aborda os desafios enfrentados na efetivação da educação inclusiva na cidade de Altamira-Pará, destacando a discrepância entre as normas educacionais previstas por legislações brasileiras e as condições reais enfrentadas por educadores e alunos na prática. A formação continuada de professores é uma prioridade, mas a implementação ainda é um grande obstáculo. Nesse sentido, o trabalho em questão busca analisar as políticas públicas de inclusão e a adaptação do sistema educacional local para atender os alunos com deficiência, considerando fatores como infraestrutura, formação de professores e recursos pedagógicos disponíveis. Além disso, o estudo discute as perspectivas futuras para a melhoria da inclusão escolar, enfatizando a importância de um trabalho conjunto entre governo, escolas e comunidade para superar as limitações e promover um ambiente educacional mais acessível e igualitário para todos. Autores como Mantoan (2003), Mazzotta (2011), Alves (2003) e Barbosa (2023) são alguns dos estudiosos que compõem o aporte teórico dessa pesquisa, levada a efeito por meio de estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva, com coleta de dados por meio da aplicação de um formulário estruturado, composto por questões fechadas e abertas. O instrumento buscou levantar informações sobre: perfil profissional (formação, tempo de experiência, área de atuação); percepção sobre a estrutura física e recursos pedagógicos das escolas; experiências com formação continuada em educação inclusiva; principais desafios enfrentados na prática com alunos com necessidades educacionais especiais; estratégias pedagógicas utilizadas e opinião sobre a efetividade da inclusão escolar e sugestões de melhoria. As respostas foram organizadas e analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011), o que permitiu identificar categorias e subcategorias temáticas, tais como: infraestrutura, recursos pedagógicos, formação docente, desafios da prática inclusiva e perspectivas de melhoria. Os resultados revelam um cenário em que a consciência sobre a importância da educação inclusiva está presente, mas sua concretização ainda esbarra em limitações estruturais, formativas e organizacionais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ludicidade no ensino de gramática: estratégias para uma aprendizagem significativa dos complementos verbais
    (2025-08-28) TEIXEIRA, Joyce da Silva; BUCHINGER, Laudinei Munhak; COSTA, Elisa Augusta Lopes; http://lattes.cnpq.br/3621714095026286
    O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo ressaltar a importância que há na utilização da ludicidade como ferramenta metodológica de ensino, visando estimular uma forma de aprendizagem mais significativa na área da gramática e amenizar as dificuldades encontradas por educandos na utilização dos complementos verbais. Para atingir o objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica, bem como uma intervenção na realidade escolar com abordagem qualitativa, tendo como público-alvo alunos do 6º ano do ensino fundamental, os quais participaram de uma sequência de aulas baseadas em atividades lúdicas. Foram utilizados como base teórica voltada para os aspectos gramaticais autores como Bechara (1995) e Lapa (1991); em relação às metodologias de ensino foram utilizados os conhecimentos de Bacich e Moran (2018) e Costa (2020). No que tange à ludicidade, destacam-se Luckesi (2015, 2017) e Costa (2018). Os resultados foram muito satisfatórios, pois os alunos se envolveram em todas as atividades e foi possível verificar um aumento no conhecimento explícito em relação ao tema.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de intervenção: transposição didática da linguagem artística, estratégias de ensino de língua portuguesa para o 6° ano
    (2025-05-19) SANTANA, Jailza Alves; SILVA, Adelson Luiz Bayma da; http://lattes.cnpq.br/5205331594986783
    A presente pesquisa aborda a Proposta de Intervenção: Transposição Didática da linguagem artística como estratégia de ensino de Lingua Portuguesa para o 6º ano. Os recursos imagéticos, a partir do procedimento de didatização foram utilizados para construir as propostas de estratégias para desenvolvimento de atividades, leitura, oralidade e produção textual nas aulas de Língua Portuguesa nos moldes de Sequência Didática Dolz; Schneuwly, (2004). O aporte teórico utilizado incorpora os estudos de BALIEIRO (2022), BONAMINI (2022), BESSA-OLIVEIRA (2018), DÁVILA (2014), FREIRE (2011), e os apontamentos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018). Nosso objetivo é apresentar uma proposta de atividade de linguagem por meio de Sequência Didática para ensino de leitura e produção textual em língua portuguesa com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental; enfatizar os elementos artísticos e históricos locais, imagens de monumentos e pinturas no processo de ensino-aprendizagem e, promover subsídios teórico- metodológicos para orientar professores no desenvolvimento das práticas de linguagem na escola. Metodologicamente realizamos uma pesquisa teórica e de campo visando coletar informações e imagens para realizar a transposição didática de textos imagéticos para o gênero pictórico. Por fim o propósito didático-pedagógico deste estudo, compreende proposta necessária para desenvolver competências e habilidades e integrar os conhecimentos de linguagens no ensino, além de facilitar e diversificar as práticas dos professores durante o contato com as diversas modalidades da linguagem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Revisitando raízes: a identidade cordelística na formação docente
    (2025-06-27) CASTRO, Eleticia Costa de; LEÃO, Rafaella Capela; http://lattes.cnpq.br/9861555431189092; https://orcid.org/0000-0002-5945-7270
    Este artigo implica-se em estudos situados no campo teórico e prático referente à literatura de cordel. O aporte teórico é fundamentado em Abreu (1999), Matos (1994), Batista (1929), Luciano (2011), Cascudo (2006), Romero (1888) e outros importantes autores clássicos e contemporâneos. O intuito deste estudo é apresentar a contribuição da identidade cordelística na formação docente, reconhecendo a importância de trazer a Literatura de Cordel no ensino. Assim, essa pesquisa se constituiu em caráter autoetnográfico de natureza qualitativa, demonstrando como a identidade cordelística pode refletir nas ações/práticas pedagógicas, isto é, como as raízes culturais de um povo, especificamente, arte popular pode ser levada e aplicada no contexto escolar. O resultado deste trabalho destaca a importância de valorizar a cultura popular e a literatura de cordel como uma forma de preservação da memória, da identidade cultural e da história de parte da sociedade, além de incentivar a utilização da literatura de cordel como um possível recurso didático em sala de aula.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma reflexão sobre violência doméstica, estupro, exploração sexual e prostituição em Ribanceira, de Dalcídio Jurandir
    (2025-05-23) SILVA, Elinara Sousa da; FARIAS, Fernando Jorge dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9197049319442628; https://orcid.org/0000-0001-5265-8080
    Este artigo trata de determinadas personagens femininas encontradas no romance Ribanceira (1978), de Dalcídio Jurandir. Neste contexto, o trabalho teve como objetivo investigar os temas da violência doméstica, exploração sexual, estupro e prostituição, que se enquadram no contexto de algumas personagens da obra. Para isso, o estudo se fundamentou em teorias contemporâneas sobre o gênero feminino e em críticas literárias à obra dalcidiana, buscando compreender a complexidade das relações de gênero e poder. Os dados obtidos revelam os dramas enfrentados pelas figuras femininas, destacando suas lutas e desafios. O texto literário se expõe como uma ferramenta poderosa para expor e denunciar situações de violência e opressão contra a mulher, refletindo não apenas a experiência feminina, mas também as normas sociais e culturais que perpetuam essa opressão. No romance, as personagens não são somente vítimas, mas se posicionam como agentes de transformação, que, apesar, das adversidades, buscam autonomia e voz. Em suma, uma leitura crítica de Ribanceira possibilita inserir a obra nas discussões sobre gênero na Amazônia, além de contribuir para um entendimento mais amplo da literatura como espaço de reflexão e contestação das desigualdades sociais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do método de ensino dos professores de língua portuguesa na escola Daniel Berg em Vitória do Xingu/Pa durante a pandemia
    (2023-11-17) SOUZA, Otávio Barros de; FERREIRA, Paulo Jorge de Morais; http://lattes.cnpq.br/2748314100839383
    Este trabalho tem como finalidade analisar e mostrar como foram desenvolvidas as atividades e quais os formatos de ensino que foram utilizados pelos professores de língua portuguesa da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Daniel Berg, durante a pandemia de COVID-19, no ano de 2021. O estudo consiste numa pesquisa exploratória, qualitativa, de caráter bibliográfico e de pesquisa de campo. Realizou-se levantamento amplo do histórico da educação do município de Vitória do Xingu/PA, enfatizando o desenvolvimento educacional da comunidade escolar em estudo. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários para alunos e professores de Língua portuguesa, que foram elaborados com o intuito de extrair o máximo de informações sobre o método de ensino trabalhado durante a pandemia. Após a análise dos questionários, pudemos observar o pragmatismo nas respostas dos alunos e o quão desafiador e inovador foi, nas perspectivas dos professores, aplicar estas novas metodologias de ensino-aprendizagem durante a pandemia. Portanto, conclui-se que mesmo que o município tenha investido em material escrito e elaboração de cadernos de atividades, ao analisarmos as repostas dos discentes e docentes, concluímos que o desempenho educacional, em práticas de leitura, interpretação de texto e atividades de escrita, foi afetado de maneira negativa durante este período.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Indústria cultural e música : antropofagia musical paraense
    (2025-03-11) VAZ, Arthur Fernandes; OLIVEIRA, Edmon Neto de; http://lattes.cnpq.br/6114530440739023; https://orcid.org/0000-0001-8585-4328
    Este Trabalho de Conclusão de Curso é a proposição da discussão de um movimento musical na região Norte brasileira, analisado mais precisamente no estado do Pará, que debate o surgimento e a fixação de uma maneira singular de ver, consumir e vender a música internacional em um contexto específico e próprio brasileiro. Na história do Brasil é comum observar movimentos musicais que analisam fenômenos artísticos internacionais e os ressignificam de forma a torná-los parte da identidade nacional-brasileira. A exemplo da Tropicália que se inspira no rock norte americano para se tornar um movimento em território nacional, em um cenário regional paraense, surgem, com o advento do tecnobrega e tecnomelody, algo análogo ao que outrora ocorrera com a Tropicália. Apropriando-se da música internacional, com letras que fazem sentido em um contexto específico regional, o fenômeno paraense também coloca em voga a discussão iniciada por Oswald de Andrade na publicação do Manifesto Antropófago (1928), que em linhas gerais faz que a arte internacional passe por uma modelagem a fim de que se torne nacionalizada. Dessa maneira, a música, representada neste Trabalho de Conclusão de Curso como arte, é analisada por uma ótica de nacionalização, mas também, de lucro, pautada na discussão de indústria cultural proposta do Theodor Adorno e Max Horkheimer (2014).