Indústria cultural e música : antropofagia musical paraense

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

11-03-2025

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Tipo de acesso

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Citar como

VAZ, Arthur Fernandes. Indústria cultural e música : antropofagia musical paraense. Orientador: Edmon Neto de Oliveira. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8942. Acesso em:.
Este Trabalho de Conclusão de Curso é a proposição da discussão de um movimento musical na região Norte brasileira, analisado mais precisamente no estado do Pará, que debate o surgimento e a fixação de uma maneira singular de ver, consumir e vender a música internacional em um contexto específico e próprio brasileiro. Na história do Brasil é comum observar movimentos musicais que analisam fenômenos artísticos internacionais e os ressignificam de forma a torná-los parte da identidade nacional-brasileira. A exemplo da Tropicália que se inspira no rock norte americano para se tornar um movimento em território nacional, em um cenário regional paraense, surgem, com o advento do tecnobrega e tecnomelody, algo análogo ao que outrora ocorrera com a Tropicália. Apropriando-se da música internacional, com letras que fazem sentido em um contexto específico regional, o fenômeno paraense também coloca em voga a discussão iniciada por Oswald de Andrade na publicação do Manifesto Antropófago (1928), que em linhas gerais faz que a arte internacional passe por uma modelagem a fim de que se torne nacionalizada. Dessa maneira, a música, representada neste Trabalho de Conclusão de Curso como arte, é analisada por uma ótica de nacionalização, mas também, de lucro, pautada na discussão de indústria cultural proposta do Theodor Adorno e Max Horkheimer (2014).

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Disponível via internet correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br