O uso de quadrinhos como forma metodológica para o ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

01-01-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PINHEIRO, Everaldo do Socorro Barreiros. O uso de quadrinhos como forma metodológica para o ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental. Orientador: José Cleiton de Souza Siqueira. 2018. 26 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8931. Acesso em: .
O trabalho de conclusão de curso ora apresentado problematiza quais as implicações dos quadrinhos de super-heróis nas aulas de CFB dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II. Busca-se analisar as percepções discentes, como também, reconhecer a relação entre os quadrinhos de super-heróis com conceitos físicos de diversos campos, tais como movimento, hidrostática e ondulatória, por exemplo. O presente estudo foi motivado pela necessidade de uma abordagem sistemática do ensino das Ciências da Natureza no âmbito escolar do município de Breves, além da possibilidade de auxiliar na formação discente do futuro aluno do nível médio. Metodologicamente, o tratamento do problema de pesquisa se deu por intermédio do estudo de campo, de abordagem quantitativa, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Bitar, na qual o pesquisador aplicou um questionário com 21 discentes, cujas respostas foram tabuladas e convertidas para informações estatísticas dispostas em gráficos. Os resultados desta investigação possibilitaram comprovar que a inserção dos quadrinhos de super-heróis nas atividades pedagógicas de CFB foi positiva na aprendizagem de conceitos físicos pelos estudantes da referida unidade escolar, assim, os quadrinhos se constituem em ferramenta pedagógica altamente relevante no trabalho docente com as ciências da natureza.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibibreves@ufpa.br