A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil em uma escola da rede pública na cidade de Bragança - Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

24-10-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MODESTO, Erica Suanne do Socorro Silva. A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil em uma escola da rede pública na cidade de Bragança - Pará. Orientadora: Carolline Septimio Limeira; Coorientadora: Letícia Carneiro da Conceição. 2025. 27 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8892. Acesso em: .
O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil da rede pública de Bragança (PA)” teve como objetivo compreender as práticas docentes adotadas por professores e cuidadores no processo de inclusão escolar, analisando seus desafios e potencialidades. Para isso, utilizou-se o método qualitativo, desenvolvido na Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho, por meio de observações, entrevistas com docentes, coordenadores e cuidadores, onde obtivemos resultados perante nossa pesquisa. Os resultados apontaram que, apesar das dificuldades estruturais e da carência de formação continuada, professores e cuidadores demonstram empenho e criatividade ao adaptar atividades, sendo os momentos lúdicos, musicais e de brincadeiras os mais potentes para a participação e socialização das crianças com deficiência. Conclui-se que a inclusão em Bragança está em processo de construção, sustentada pelo compromisso dos profissionais e das famílias perante a escola.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via Sagitta