Estado do conhecimento sobre o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais da ANPED (2013-2023)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

10-10-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

AMORIM, Lucas Stefano da Costa. Estado do conhecimento sobre o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais da ANPED (2013-2023). Orientador: Antonio Matheus do Rosário Corrêa. 2025. 39 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8883. Acesso em: .
Este artigo possui como objetivo investigar o Estado do Conhecimento sobre o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais de Reuniões Nacionais da ANPEd entre 2013 e 2023. O método se fundamenta na perspectiva teórico-metodológica do Estado do Conhecimento (Morosini; Kohls-Santos; Bittencourt, 2021), com aplicação de levantamento bibliográfico de trabalhos publicados que se adequassem à temática proposta junto aos Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd. Foram localizados 191 trabalhos, dos quais 12 contemplam à nossa pesquisa. A pesquisa teve por resultados a catalogação, categorização e análise do estágio atual do conhecimento sobre Ensino de História e cultura Afro-brasileira e Africana. Na catalogação foram mapeados os trabalhos que contemplaram a nossa pesquisa de acordo com os descritores selecionados, bem como analisadas informações como instituição de ensino superior, região de origem e presença ou ausência de parceria de fomento. Quanto à categorização procedemos com a elaboração de três categorias de análise intituladas Implementação da lei nº10.639/03, Perspectivas discentes e Práticas docentes. Estas categorias nos permitiram perceber aproximações e distanciamentos teóricos e metodológicos entre os trabalhos bem como refletirmos sobre a constituição dos objetos de estudo e resultados das pesquisas com relação ao nosso trabalho. A análise do estágio atual do conhecimento sobre o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos mostrou que os estudos culturais enquanto perspectiva teórica, a pesquisa qualitativa com o uso de entrevistas e grupos focais quanto a metodologia constituem os principais caminhos de análise sobre o tema nos trabalhos levantados. Concluímos que o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana ainda se encontra em processo de consolidação no Brasil, mesmo 22 anos após a promulgação da lei nº 10.639/03 e que, apesar das práticas exitosas de alguns docentes e da publicização da temática por meio das pesquisas analisadas, ainda carece de um enfático esforço para a sua concretização.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via Sagitta