A organização do conhecimento nos cadernos de classes regulares do Clube de Desbravadores: estrutura e classificação sob a perspectiva da CDD Artigo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

27-08-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUZA, Camilla Maria Teixeira de. A organização do conhecimento nos cadernos de classes regulares do Clube de Desbravadores: estrutura e classificação sob a perspectiva da CDD. Orientadora: Marise Teles Condurú. 2025. 26 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará. Belém, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8830. Acesso em:
Estudo que aborda o conhecimento, com o objetivo de analisar a organização do conhecimento na estrutura dos cadernos de classes regulares do Clube de Desbravadores. A pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva foi realizada por meio de análise de documentos e levantamento bibliográfico, classificando a natureza das atividades de cada bloco estrutural do caderno de acordo com as principais classes da Classificação Decimal de Dewey (000 a 900). Os resultados revelaram que estes materiais, embora inseridos em atividade de educação não-formal, possuem estrutura clara e organização intencional de conhecimentos que se desenvolvem de maneira progressiva conforme a idade do público alvo, abrangendo ampla variedade de áreas do conhecimento. As classes 600 (Ciências e Tecnologia) e 200 (Religião) aparecem com maior frequência em todos os cadernos, seguidas pelas classes 300 (Ciências Sociais), 500 (Ciências Naturais) e 700 (Artes e Recreação), evidenciando um planejamento pedagógico em acordo com a proposta de desenvolvimento físico, mental e espiritual, promovida pela Organização. Foi verificado que essas áreas, embora distintas, se interseccionam em muitas atividades, revelando o caráter interdisciplinar e enriquecedor na proposta informacional dos cadernos de classes regulares, mas dificultando sua classificação devido ao caráter multidisciplinar da atividade. Conclui-se que os cadernos de classes regulares cumprem papel significativo na mediação do conhecimento, favorecendo a integração entre saber e prática, estimulando desenvolvimento pessoal, valores sociais e conscientização ambiental aos participantes, além de ressaltar a relevância dos espaços não formais e a importância de sistematizar saberes além do contexto tradicional.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: biblio-icsa@ufpa.br