Formação de docentes para o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo na Escola Santa Terezinha, São João de Pirabas-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

17-10-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FONSECA, Luma Cristina Pinheiro da. Formação de docentes para o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo na Escola Santa Terezinha, São João de Pirabas-PA. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2025. 31 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8815. Acesso em: .
Este estudo investiga a formação de docentes para o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na Escola Santa Terezinha, localizada em São João de Pirabas, Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que analisou percepções de professores e gestores sobre a incorporação de recursos digitais na prática pedagógica, considerando a influência da formação inicial e continuada. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários online com perguntas abertas e fechadas, buscando compreender experiências, desafios e estratégias adotadas para o uso eficaz das tecnologias digitais. Os resultados indicam que, embora os recursos digitais estejam cada vez mais presentes no cotidiano escolar, ainda existem lacunas na formação docente que limitam o pleno aproveitamento pedagógico dessas ferramentas. Destaca-se a importância do letramento digital, da capacitação continuada e do papel da gestão escolar na criação de condições favoráveis à integração tecnológica. O estudo evidencia que a formação docente e o suporte institucional são fatores essenciais para promover inovação pedagógica, práticas educativas mais inclusivas e significativas, além de preparar os alunos para um contexto digital em constante transformação.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via Sagitta