Política Municipal de Educação Infantil para as crianças negras em Bragança (PA)

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

10-10-2025

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Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MARQUES, Eduarda Rayanne Melo. Política Municipal de Educação Infantil para as crianças negras em Bragança (PA). Orientador: Antonio Matheus do Rosário Corrêa. 2025. 21 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8813. Acesso em: .
Este trabalho discute sobre a Política Municipal de Educação Infantil para as crianças negras em Bragança (PA). O estudo se configura em abordagem qualitativa e aplicação de pesquisa documental na Resolução CMEB nº 08/2022 que institui as diretrizes político-pedagógicas e curriculares da Rede Municipal de Educação de Bragança, com posterior análises de enunciados discursivos a partir dos Gêneros do Discurso do Círculo de Mikhail Bakhtin. Os resultados apontam que, embora os documentos municipais apresentem avanços ao reconhecer a criança como sujeito de direitos e ao inserir princípios da educação antirracista, ainda persistem silenciamentos em relação às especificidades das crianças negras; a Política Municipal de Educação Infantil vem incorporando de modo gradual enunciados que afirmam identidades, memórias e pertencimentos, alinhando-se às legislações nacionais e ressignificando às em diálogo com a realidade amazônica. Conclui-se que a efetivação de políticas educacionais emancipatórias para as crianças negras exige o fortalecimento de práticas pedagógicas contextualizadas, a valorização de saberes e culturas das infâncias negras e o compromisso ético-político com a educação antirracista.

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Disponível na internet via Sagitta