Autoavaliação institucional no ensino superior: percepções sobre o Avalia- Graduação no Curso de Pedagogia do Campus Bragança-UFPA

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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

17-10-2025

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FERREIRA, Lenilze da Silva. Autoavaliação institucional no ensino superior: percepções sobre o Avalia-Graduação no Curso de Pedagogia do Campus Bragança-UFPA. Orientador: Francisco Pereira de Oliveira. Coorientador: Antonio Vinícius Silva da Costa. 2025. 40 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Polo de Capanema. Universidade Federal do Pará, Capanema-PA. 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8793. Acesso em: .
O presente estudo analisa as percepções de docentes e discentes acerca da autoavaliação institucional no ensino superior, com foco no instrumento Avalia-Graduação aplicado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará. A investigação foi conduzida por meio de uma abordagem exploratória descritiva e quanti-qualitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a docentes e discentes do Curso, cujas respostas foram sistematizadas em tabelas e figuras para análise comparativa. Os resultados revelam que, embora o Avalia seja reconhecido como um mecanismo relevante de acompanhamento e diagnóstico, sua efetividade na indução de mudanças concretas é percebida de forma limitada. Os dados indicam que grande parte dos participantes não identifica transformações significativas no curso a partir dos resultados do instrumento, o que evidencia um distanciamento entre a prática avaliativa e as demandas formativas específicas da Pedagogia. Essa constatação reforça a necessidade de ressignificação do processo de autoavaliação, de modo que ele se torne mais participativo, contextualizado e capaz de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade acadêmica e para a democratização da gestão universitária.

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Disponível na internet via Sagitta