Repercussões das produções científicas na/da formação de uma licencianda em matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

06-12-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GAMA, Jéssica dos Santos. Repercussões das produções científicas na/da formação de uma licencianda em matemática. Orientadora: Maria Eliana Soares. 2018. 21 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8761. Acesso em:.
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na estrutura de um Portfólio é amparado na Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018, da Universidade Federal do Pará, e se constitui nas produções acadêmicas resultado de estudos na Licenciatura em Matemática na Faculdade de Matemática, do Campus Universitário de Castanhal no período de 2015 a 2018, e é fruto de uma trajetória de investigações teóricas e práticas, nas quais se sustenta minha formação para a docência. O primeiro elemento fomentador na busca de conhecimentos foi à utilização de um recurso didático de caráter manipulável para o ensino de Aritmética no sétimo ano, que se desenvolveu num projeto de extensão. O segundo surgiu de reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais, e se constituiu na metodologia resolução de problemas. O terceiro elemento foi o Plano de Aula, componente da Didática que me trouxe segurança e estabilidade para atuar com mais clareza nas práticas docentes. As importâncias das experiências no ambiente escolar e na universidade auxiliaram nas produções científicas e fizeram a diferença na minha formação acadêmica, profissional e pessoal. Com relação à primeira, adquiri a clareza sobre a sistematização dos conhecimentos, a segunda direcionou a reflexão sobre a incompletude na formação do professor/a, e a terceira, de maior abrangência teve significado produtivo. A experiência na produção deste Portfólio é um marco na história da Faculdade de Matemática, porque trata de uma proposta inovadora que aproxima o/a licenciando/a ao mundo de produção acadêmica com estímulo e efetividade.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com